Profissionais liberais: como minimizar perdas em caso de falha durante a atividade

Dados da plataforma Demografia Médica no Brasil 2023 contabilizam que no país são 546 mil médicos ativos, uma proporção de 2,56 profissionais por mil habitantes. O número, segundo registros dos conselhos regionais de Medicina, mais do que dobrou nos últimos 20 anos. O mesmo aconteceu, por exemplo, com a profissão de advogado. No Brasil, segundo a Organização dos Advogados do Brasil (OAB), 1,3 milhão de brasileiros exercem regularmente a advocacia como profissão.

Profissionais liberais como médicos, advogados, engenheiros, contadores, corretores de seguros e uma infinidade de outros segmentos, incluindo pessoas jurídicas  como hospitais e escritórios, estão sujeitos a um risco maior de causar danos a terceiros. E, na maioria das vezes, são riscos não previstos e que geram ´dor de cabeça´ ao profissional. Mas você sabia que esses profissionais podem se proteger e evitar transtornos caso algum cliente, colaborador ou fornecedor entre com uma ação judicial exigindo reparação por danos sofridos em decorrência de uma falha durante a atividade profissional?

Segundo, Luiz Longobardi Jr, diretor de Mercado e Distribuição da Lojacorr, explica que para esse tipo de demanda existe o Seguro de Responsabilidade Civil – RC Profissional. “Mesmo sendo ainda o Seguro RC um ’tabu’ para alguns profissionais e empresas, principalmente pela falta de conhecimento da importância desta cobertura e, portanto, não a contratam. Nosso objetivo é mostrar o quanto a não contratação pode deixar esses profissionais expostos a grandes prejuízos financeiros e ampliar esse conhecimento, principalmente capacitando os corretores. Mostrando as ferramentas, as inovações dos produtos, como funciona, como vender mais e melhor’, afirma.

Mesmo ainda em direção ao crescimento, o Seguro RC demonstrou grande capacidade de expansão no país nos últimos meses. Somente da Lojacorr, de janeiro a maio deste ano, cresceu 4,86% se comparado ao mesmo período do ano passado. E nesse processo, Longobardi fala ainda da importância do corretor de seguros. ‘Se em seguros mais habituais, como os de automóvel ou de vida, a ação do corretor é fundamental, nos seguros de RC seu trabalho é imprescindível. Pois há uma gama diversificada e numerosa de modalidades de seguros RC, e somente um profissional qualificado e que entenda a necessidade real de seu cliente, pode direcioná-lo ao seguro ideal’, afirma.