Seguro residencial ajuda a proteger dos riscos de ter piscina em casa

Ter uma piscina em casa é o sonho de muitas pessoas, especialmente no verão, quando o calor convida para um mergulho refrescante. Ao se decidir instalar uma em casa, vários cuidados e responsabilidades são necessários, tanto para garantir a segurança dos usuários quanto para evitar prejuízos financeiros em caso de acidentes ou falhas de equipamentos. Conhecer as principais medidas de segurança é essencial, e uma das mais relevantes é entender como um seguro residencial pode proteger a todos contra os riscos envolvidos.

A boa notícia é que a contratação desse tipo de apólice vem tendo um aumento no Brasil. Pesquisa recente da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) revela o crescimento de 25% na contratação do seguro residencial no Brasil, no período de 2017 a 2021, com um aumento de 2,8 milhões de residências protegidas por esse tipo de seguro.

A BRZ Insurance, que atua focada na venda de seguros para a comunidade de brasileiros e latinos que moram nos Estados Unidos, reuniu as principais medidas, tanto do ponto de vista técnico quanto da cobertura necessária, para ajudar a esclarecer dúvidas dos seguros contratados nos Estados Unidos. “Ter uma piscina em casa é um luxo que muita gente sonha e merece ter, mas também é uma responsabilidade assumida”, declara Tiago Prado, CEO da BRZ Insurance. “E é justamente por isso que seguir os procedimentos adequados em todos os aspectos envolvidos pode garantir que esse lazer não se transforme em pesadelo. Um aspecto importante é entender se a cobertura residencial está incluindo as áreas externas, como quintais, garagens, jardins e a própria área da piscina”, completa o executivo.

Cuidados gerais para prevenção de acidentes

Em relação aos cuidados gerais e técnicos, a primeira coisa a se fazer é manter a área ao redor da piscina limpa e livre de objetos que possam causar acidentes. Também é importante ter certeza de que todos os sistemas de filtragem, bombas e outros equipamentos estejam funcionando corretamente, e realizar manutençõesregulares para identificar e reparar problemas de segurança, como superfícies escorregadias, azulejos quebrados ou degraus soltos.

Além disso, é fundamental ter sempre um kit de primeiros socorros à mão, e saber como agir em caso de emergência. Outra dica é instalar dispositivos de segurança como cercas, alarmes, capas ou redes, que podem ajudar a evitar que crianças ou animais caiam na água sem supervisão. “Mesmo tomando todas essas medidas de segurança, sempre vai haver o risco de que algum imprevisto aconteça na piscina”, lembra Tiago. “E é para estas situações que é altamente recomendável obter uma cobertura de responsabilidade adequada no seguro residencial”.

O seguro de responsabilidade pode proteger contra possíveis processos judiciais em caso de lesões ou danos causados por acidentes. Por exemplo, se um convidado se machucar e precisar de atendimento médico, ou se um funcionário se ferir enquanto faz a manutenção e exigir uma indenização. Também chamado de seguro de responsabilidade (ou personal liability, em inglês), o seguro pode cobrir despesas médicas, custos legais e indenizações que possam ser exigidas judicialmente. “Antes de construir a piscina, é recomendável verificar com a seguradora sobre a cobertura do seguro de responsabilidade existente, seus limites e considerar ter uma cobertura adicional, se necessário”, recomenda Tiago.

Outro ponto importante a ser considerado é o seguro para falha de equipamentos da sua piscina. Os sistemas de filtragem, bombas, aquecedores e outros equipamentos estão sujeitos a falhas e mau funcionamento, como qualquer outro maquinário. Essas falhas podem causar danos à piscina ou, pior ainda, causar acidentes. Por exemplo, se uma bomba pegar fogo e danificar a estrutura da casa, ou se um aquecedor elétrico causar um choque em alguém que esteja na água. “A dica é verificar com a seguradora se o seguro cobre falhas de equipamentos da sua piscina e se é necessário adicionar uma cobertura específica para esse tipo de situação. Essa cobertura pode cobrir os custos de reparo ou substituição dos equipamentos danificados”, detalha Tiago.

O ponto final a ser considerado é o registro organizado de todas as inspeções realizadas, datas de manutenção, verificações de segurança e quaisquer reparos feitos na piscina. Esses registros podem ser úteis em caso de sinistros e podem fornecer evidências de que todas as medidas necessárias para manter as condições seguras foram tomadas. “Seguindo essas recomendações, pode-se desfrutar da piscina com tranquilidade e sem preocupações” finaliza Tiago.