HDI Seguros aplica tecnologia e recupera R$ 2,4 milhões em transações de pagamentos

Empresa teve incremento de receita com a combinação de ferramentas da Adyen, como tokenização de bandeira e atualização automática de cartões

Parceria entre Adyen e HDI Seguros leva a recuperação de R$ 2,4 milhões em transações que seriam negadas sem a aplicação de ferramentas de otimização. O uso de tecnologias nos pagamentos vem como resposta aos desafios enfrentados pelo setor de seguros para modernização digital. Preocupações comuns em outros segmentos, como jornada do usuário, geração de insights a partir de dados e disrupção tecnológica, se tornaram centrais para grandes seguradoras, especialmente nas estratégias de atração de consumidores jovens.

É o caso da HDI Seguros, empresa do grupo alemão Talanx, terceiro maior conglomerado segurador da Alemanha, que tem investido em tecnologias inovadoras para melhorar a experiência do cliente, com canais digitais e serviços online para facilitar a contratação, acompanhamento e gestão dos seguros. Nessa jornada, a empresa aprofundou a parceria que tem desde 2019 com a Adyen, líder global em tecnologia de pagamentos para grandes empresas.

Essa nova fase do trabalho entre as empresas foi norteado por alguns objetivos de negócio da HDI Seguros: a adaptação à era digital para atender às expectativas dos clientes em todos os pontos de contato, e a implementação de soluções de gestão de dados eficientes para obter insights relevantes para tomada decisões e melhoria de produtos e processos.

Maior aprovação de transações legítimas

O segmento de seguros usa, principalmente, o modelo de recorrência de pagamentos, com cobranças que ocorrem periodicamente, de forma automática. Assim, é primordial que o provedor de pagamentos aplique tecnologias para realizar transações bem-sucedidas, evitando perdas para a empresa e retrabalho por parte do cliente.

Foi o que a Adyen fez ao implantar seu produto RevenueAccelerate, que usa aprendizado de máquina para aumentar a eficácia dos pagamentos. A ferramenta faz testes e otimizações de forma automática para cada transação, aprendendo em tempo real as preferências dos bancos, que mudam constantemente.

Entre as ferramentas empregadas estão a tokenização de bandeira, que substitui dados de pagamento por um token para aumentar a segurança e as taxas de aprovação; a atualização automática de dados de cartão do consumidor; a mensageria inteligente, que adapta a organização das informações de pagamento de acordo com as preferências do banco; e as retentativas automáticas de processamento.

Com a funcionalidade de tokenização de bandeira da Adyen, por exemplo, a HDI Seguros aumentou em 3 pontos percentuais a sua taxa de autorização, que passou de 88% para 91%. Isoladamente, a atualização automática de dados de cartão do consumidor resultou em um avanço de 0,66% nas aprovações, o que representa um incremento de receita aproximado de  R$ 1,2 milhão ao ano. Já as retentativas  automáticas de processamento contribuíram para um aumento médio de 0,20% de receita. Por fim, a combinação dessas tecnologias resultou em um incremento aproximado de R$ 2,4 milhões ao ano nos ganhos financeiros da HDI Seguros.

O processamento de cobrança por cartão de crédito da Adyen é bastante robusto e sem intercorrências. No ramo de seguros a atividade de cobrança é muito sensível à experiência e à jornada do cliente. O processo sólido provido pela Adyen é de suma importância

Renato Tavares PinheiroSuperintendente Financeiro da HDI Seguros

Melhoria de processos e da experiência do cliente

A tecnologia de pagamentos tem sido um elemento central na melhoria da experiência do consumidor da HDI Seguros, que tem estabelecido novos parâmetros para o mercado. “A HDI Seguros foi uma das primeiras seguradoras a implantar o envio de link para captura dos dados dos clientes segurados, proporcionando maior segurança de informação, por meio da parceria com a Adyen. Esse projeto foi um imenso sucesso, permitindo que a HDI se tornasse referência entre os corretores e concorrentes nos quesitos agilidade, segurança de dados e satisfação dos segurados”, conta Renato.

Para a VP de Atendimento ao Cliente da Adyen América Latina, Maria Isabel Noronha, o segmento como um todo pode se inspirar nas boas práticas de gestão de pagamentos da HDI Seguros. “Nessa bem-sucedida parceria com a HDI, temos a materialização de todo o potencial que a tecnologia de pagamentos é capaz de entregar para as empresas, em termos de incremento de receita, inovação de experiência do cliente e inteligência de dados. As empresas que querem continuar prosperando precisam repensar o papel dos pagamentos em suas estratégias”, comenta Maria Isabel.

A HDI Seguros ainda passou a usar os dados de pagamentos fornecidos pela Adyen para extrair insights para tomada de decisão. “A Adyen pode contribuir, e muito, com inovações que otimizem a jornada do cliente, não só no processo inicial de contratação como também durante a jornada, para aumentar a conversão e a transparência das informações”, finaliza Renato.