Qual a política dos seguros quando um manobrista causa danos a um veículo?

Muitos estacionamentos oferecem o serviço de manobrista para os clientes, no qual um funcionário do estabelecimento se encarrega de levar e trazer os veículos dos clientes para as vagas. Contudo, durante esse processo, podem surgir imprevistos que resultem em danos ao carro. Nestas situações, ainda existem muitas dúvidas sobre de quem é a responsabilidade pelos danos.

Deixar um veículo em um estacionamento privado é a maneira mais eficaz de se proteger contra danos e furtos. Especialmente nas grandes metrópoles, onde estacionar um carro na rua por várias horas pode ser bastante arriscado. Por isso, a maioria das pessoas prefere recorrer a esse tipo de serviço, mas, mesmo ao deixar o veículo em um estacionamento, ainda existe a possibilidade de problemas inesperados ocorrerem.

Quais as responsabilidades do estacionamento?

Em termos gerais, os estabelecimentos são responsáveis por ressarcir os clientes caso ocorra qualquer dano ou outro prejuízo ao veículo enquanto ele estiver em responsabilidade do estacionamento, independentemente se o dano foi causado por um manobrista ou por outro cliente. A regra também se aplica para estacionamentos gratuitos com ou sem seguro.

Quando o estacionamento possui seguro

A maioria dos estacionamentos, sejam eles pertencentes ao estabelecimento ou operados por terceiros, possui um seguro que cobre furtos, roubos e danos aos veículos. Em caso de acidentes causados pelos manobristas, a seguradora contratada pela empresa responsável pelo estacionamento se encarregará de arcar com os danos e de ressarcir o proprietário. Se não houver placas informativas a respeito, é possível verificar com os funcionários se o estabelecimento está de fato segurado.

No caso de qualquer incidente envolvendo o veículo enquanto ele estiver estacionado no estabelecimento, é essencial redigir uma reclamação por escrito na administração do estacionamento e solicitar uma cópia protocolada do documento para a comprovação do sinistro.

Quando o estacionamento não possui seguro

Nos casos em que o estacionamento não possuir seguro, é necessária a abertura de um boletim de ocorrência. Após esse procedimento, se o proprietário do veículo tiver um seguro automotivo, poderá acionar o seu próprio seguro para cobrir os reparos necessários ou optar pela tentativa de um acordo com o estabelecimento. No entanto, se o dono do veículo também não possuir um seguro, a alternativa é entrar com uma ação legal para recuperar os valores gastos com os danos junto ao estabelecimento.

Para pessoas que planejam efetuar ações como refinanciar o veículo ou realizar a venda do automóvel, é essencial entender que danos na parte externa podem causar sérios impactos negativos. Portanto, é muito importante permanecer atento e escolher estacionamentos de confiança que ofereçam proteção contra possíveis incidentes. (Foto: Pixabay)