A Superintendência de Seguros Privados (Susep) participou do III Congresso Internacional de Direito do Seguro e IX Fórum de Direito do Seguro José Sollero Filho, realizados pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ-CJF), em parceria com Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS). Os eventos ocorrem entre os dias 8 e 10 de novembro, no Auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.
Desde 2000, o Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS) realiza o Fórum, concebido como instrumento para fomentar os debates e o intercâmbio de experiências sobre Direito do Seguro. O encontro conta com a presença de ministros do STJ e outras autoridades, profissionais da área e especialistas brasileiros e estrangeiros. O superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, participou da palestra de abertura do evento nesta quarta-feira (8), falando sobre o tema “O seguro como instrumento para o desenvolvimento” ao lado do ministro do STJ, Benedito Gonçalves.
Ainda no primeiro dia do Congresso, o diretor técnico Carlos Queiroz participou do painel “Seguro e Tecnologia – fiscalização, discriminação, proteção do consumidor e deveres informativos pré-contratuais”. Também integraram o debate o ministro do STJ, Marco Buzzi, o professor da Université Aix-Marseille, Marc Bruschi, e a professora da Universidade NOVA de Lisboa, Margarida Lima Rego. A Susep foi representada pela coordenadora-geral de Estratégia e Organização da Susep, Júlia Normande Lins, no painel “Seguro, infraestrutura e meio ambiente”. Os demais participantes da palestra foram o ministro do STJ, Humberto Martins, a professora da Universidade de Coimbra, Maria Inês de Oliveira Martins, e o advogado Paulo Luiz de Toledo Piza.