Seguro viagem nacional vale a pena? Entenda

No planejamento de um passeio internacional, a contração de um seguro viagem é, naturalmente, incluída no orçamento. Afinal, esse tipo de serviço proporciona a segurança e a tranquilidade fundamentais para um melhor aproveitamento dos dias de descanso e lazer. Porém, essa prioridade não se repete com a mesma intensidade entre aqueles que viajam para os destinos nacionais.

Parte do comportamento de subestimar a aquisição dessas apólices pode estar relacionada com a interpretação de que os seguros atendem somente os casos de assistência médica. Como no Brasil existem planos de saúde particulares com cobertura por todo o país, além do atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), há quem pense que esse é um negócio pouco proveitoso. Só que, na prática, o amparo com questões médicas está longe de ser o único benefício.

Utilidades do seguro viagem nacional

Mais do que assistência à saúde, os seguros de viagem garantem ao usuário a indenização perante quaisquer imprevistos que estejam dentro do escopo do contrato. O produto, inclusive, é regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) desde 2016 e também obedece às regras e definições estabelecidas pela cartilha da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg).

Devido ao regramento, a contratação deve ser feita somente com empresas especializadas no segmento, como seguradoras, agências de viagem e companhias aéreas. Nesse nicho, o consumidor encontrará desde os planos básicos até os mais completos, responsáveis por garantir o melhor aproveitamento do período de férias e passeios. Conheça alguns eventos que podem fazer parte do escopo contratual:

  • Cobertura farmacêutica

Como previsto pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), o setor sofreu reajuste de 5,6% em 2023. Por isso, ficou mais caro comprar remédios no Brasil. Na eventualidade de receber uma receita médica após um atendimento durante a viagem, os custos da compra são cobertos pelo seguro.

  • Assistência jurídica

Acidentes podem acontecer a qualquer momento, principalmente no trânsito. Nos casos em que o auxílio de um advogado se fizer necessário, a seguradora designa um profissional para prestar a assistência necessária ao ocorrido ou concede o reembolso dos honorários advocatícios.

  • Prorrogação de estadia 

Quando há uma emergência envolvendo a saúde pessoal e a equipe médica recomenda a prorrogação da estadia, o seguro viagem custeia ou indeniza o segurado pelo período limite definido em contrato.

  • Perda/extravio/danos da bagagem 

Esse é um evento típico em viagens que causa desconforto e aborrecimento. A forma mais eficiente de minimizar os efeitos é por meio do seguro. Contudo, é preciso se atentar aos valores da apólice, pois, diante de perdas, o cálculo da indenização pondera o teto estabelecido no ato contratual e o peso registrado da mala.

  • Cancelamento de voo

Quando a companhia aérea precisa cancelar um voo prejudica toda a logística e as expectativas do turista. A depender do seguro contratado, pode-se ter o reembolso de despesas e algumas indenizações, desde que o motivo do cancelamento não esteja relacionado a desastres naturais ou falta de documentos do viajante.

Prós e contras 

De modo semelhante aos pacotes internacionais, o seguro viagem nacional dispõe de uma extensa gama de serviços passíveis de serem contemplados em apólice. A principal vantagem contratual diz respeito ao conforto de receber ajuda para solucionar problemas comuns enfrentados por viajantes, que vão desde acidentes pessoais até o acesso a indenizações por companhias aéreas em casos de danos registrados durante o passeio.

Contudo, a abrangência das seguradoras possui limites bem definidos. Geralmente, os planos não contemplam a realização de cirurgias plásticas e demais tratamentos estéticos; tratamentos de doenças preexistentes ocultadas intencionalmente pelo contratante; e lesões causadas pela prática de esportes de aventura. Isso não significa que, em casos de emergência, haverá displicência com relação ao encaminhamento para o hospital conveniado ao seguro.

De fato, os proveitos garantidos por essa contratação variam de acordo com o estilo de viagem a ser feita. Passeios curtos, feitos no mesmo estado e facilmente realizáveis via terrestre, como a saída de um ônibus de Praia Grande para São Paulo, oferecem baixos riscos de incidentes e fadiga aos viajantes. Em contraposição, quem sai da capital brasileira rumo a Maceió, em Alagoas, ou atravessa, de veículo próprio, mais de 2 mil km, tem muito a ganhar com o suporte de uma seguradora. (Foto: Divulgação istock)