Como funciona o seguro para finanças pessoais?

Você tem sentido medo de fazer transações financeiras pessoais pelo celular ou pelo computador? Esse é um comportamento comum de várias pessoas, uma vez que sempre há novas notícias de golpes e fraudes feitos em cima de dados bancários online. No entanto, os bancos garantem toda a proteção para os seus clientes – e, em casos em que há riscos, é possível contar com uma proteção a mais.

Hoje é possível encontrar diversas opções de seguros que tratam especificamente de transações financeiras, como o Seguro Pix, o seguro para proteger as transações no cartão de crédito ou débito e até para o pagamento de boletos. Além disso, esse tipo de seguro vai além de proteger os clientes de golpes ou fraudes.

O que é um seguro para proteção financeira?

No geral, esse tipo de seguro trata dos mais diversos casos em que o cliente pode precisar de ajuda ou apoio em casos de imprevistos. As situações de fraudes e golpes costumam ser as justificativas mais comuns para contratar esse tipo de seguro, mas ele também ajuda o cliente a quitar dívidas em caso de algum tipo de imprevisto.

Por exemplo, se você perder um emprego de carteira assinada (CLT), um seguro pode te ajudar a cobrir alguns gastos básicos e evitar deixar o nome negativado; ou, ainda, em casos de acidentes médicos, em que o cliente está temporariamente incapaz de trabalhar como autônomo. Esse tipo de seguro ainda conta com a proteção de vida, para os casos de o cliente morrer ou sofrer uma invalidez permanente.

Como funcionam os seguros de proteção financeira?

No geral, esse tipo de seguro é ofertado quando o cliente contrata alguma modalidade de crédito. Seja cartão de crédito, empréstimo, consignado ou outros, a grande maioria dos bancos nacionais (e internacionais também) oferta o seguro para dar uma proteção a mais para o cliente.

É similar à contratação de um seguro para carro ou casa – você contrata para garantir que, caso aconteça alguma coisa, tenha como se respaldar de alguma forma para não passar por nenhum estresse a mais. O seguro funciona para realmente te proteger quando necessário.

Corretores e supervisores de seguros reforçam que esse tipo de benefício é opcional para o cliente na hora de contratar algum tipo de crédito ou bem, como o empréstimo com garantia de veículo, por exemplo. Não é uma contratação obrigatória, mas ajuda o cliente a se manter ainda mais seguro para os casos de imprevisto.

Quando é importante contratar um seguro de proteção financeira?

Você pode se perguntar os motivos de realmente ser necessário contratar um seguro desse tipo. Afinal, seguro é algo que é necessário pagar todos os meses de forma parcelada, ou de forma integral, e, para algumas pessoas, o valor (dependendo do tipo de seguro) pode pesar no orçamento.

Por isso, é importante avaliar: caso algo acontecesse com você, como as pessoas que lhe são importantes teriam respaldo financeiro para lidar com a perda? Isso é uma questão bem importante para quem tem dívidas extensas, como financiamento de imóveis, financiamento de carros ou, ainda, dívidas de empréstimos para pagar.

O seguro entra como uma forma de respaldar os seus familiares e entes queridos no caso de alguma fatalidade, ou para te auxiliar em casos de golpes ou imprevistos, como a perda de emprego ou afastamento por motivos de saúde das suas atividades como autônomo. O maior benefício é contar com a tranquilidade de saber que, em casos de necessidade, você ou seus familiares poderão receber esse dinheiro com facilidade.