Recentemente, a DEKRA, uma das líderes mundiais do setor de Teste, Certificação e Inspeção (TIC), apresentou a 15ª edição do Road Safety Report. Neste ano, o relatório internacional tem como tema “Tecnologia e Pessoas” e destaca pontos importantes sobre a segurança rodoviária, entre eles, a ocorrência de acidentes, o fator humano e, é claro, o impacto da inovação no setor veicular.
De acordo com dados divulgados no Road Safety 2023, na União Europeia (UE), o número de mortes por acidentes de trânsito manteve-se estável após o fim do isolamento social vivenciado entre 2020 e 2021. A longo prazo, a evolução é positiva, mas cumprir a meta da Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir para a metade o número de vítimas mortais nas estradas até 2030 e zerar os óbitos a partir de 2050 exigirá um compromisso ainda maior com a segurança viária.
O assunto conecta-se com o fato de que 90% dos acidentes rodoviários são causados por um erro humano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, nesse sentido, o potencial da tecnologia e, em particular, dos sistemas utilizados na condução conectada e compartilhada e automatizada será fundamental a fim de diminuir consideravelmente as ocorrências e inseguranças no trânsito.