Estudo aponta crescimento de 25% nas contratações de seguros residenciais no país

O desejo de ter um imóvel próprio figura entre os anseios mais significativos, e parece que os brasileiros estão cada vez mais atentos a essa prioridade. De acordo com uma pesquisa recente da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), a contratação de seguro residencial no Brasil registrou um notável crescimento de 25% em um período de quatro anos. Os números saltaram de 13,6%, em 2017, para 17%, em 2021, representando um acréscimo de 2,8 milhões de residências seguradas, totalizando 12,7 milhões em todo o país.

Não se trata apenas de incêndios, inundações e roubos que têm impulsionado a adesão a essas apólices. Outros imprevistos, mais comuns no dia a dia de uma casa, também estão incluídos nas coberturas. Problemas como canos estourados, portas emperradas e vidros quebrados de janelas são contemplados, oferecendo uma proteção abrangente para diversas situações.

Eventos cotidianos, como chamadas para encanadores, eletricistas, vidraceiros e chaveiros, são atendidos por algumas coberturas de seguros residenciais. Além disso, as apólices podem abranger situações como roubo, furto, danos a eletrônicos, vidros quebrados, aluguel provisório e vendavais, incluindo também a cobertura de danos a terceiros.

Com as festas de fim de ano se aproximando, período em que muitas pessoas tradicionalmente viajam para a casa de familiares e amigos, é um momento oportuno para refletir sobre a proteção e o conforto dos lares. A contratação de um seguro residencial não apenas resguarda contra eventos imprevistos, mas também proporciona a tranquilidade necessária para desfrutar plenamente desses momentos festivos, sem preocupações com a segurança do lar, deixado temporariamente vazio.

Motivos para contratar um seguro residencial

Com diversas opções no mercado, é possível encontrar seguros residenciais de diversos tipos e coberturas, com preços mais acessíveis a cada orçamento. Confira abaixo as principais vantagens de contratar um seguro.

1. Proteção ampliada para diversos riscos

Contrariando a crença comum de que o seguro residencial cobre apenas casos extremos, as apólices modernas abrangem uma gama variada de situações. Desde danos causados por fenômenos naturais até imprevistos do cotidiano, como canos estourados, vidros quebrados e até mesmo portas que emperram, a proteção oferecida é abrangente e adaptável às necessidades individuais.

2. Tranquilidade nas viagens e ausências prolongadas

Para aqueles que frequentemente viajam a trabalho ou passam longos períodos fora de casa, o seguro residencial traz uma tranquilidade adicional. Ao assegurar a residência durante essas ausências, os proprietários podem aproveitar suas atividades sem a constante preocupação com a segurança de seu lar.

3. Coberturas específicas para bens de valor

Itens de valor, como joias, eletrônicos e obras de arte, muitas vezes não estão totalmente cobertos pelo seguro padrão. No entanto, as apólices residenciais oferecem a opção de incluir coberturas específicas para esses bens, garantindo uma proteção adequada e personalizada.

4. Assistência 24 horas para emergências

Além da cobertura para danos físicos, muitas seguradoras disponibilizam serviços de assistência 24 horas. Isso inclui chamadas para profissionais qualificados, como encanadores, eletricistas, vidraceiros e chaveiros, proporcionando uma solução rápida para emergências domésticas.

5. Responsabilidade civil e danos a terceiros

O seguro residencial não protege apenas o próprio lar, mas também resguarda contra responsabilidades legais e danos causados a terceiros. Isso é especialmente relevante em casos de incidentes que podem ocorrer dentro da propriedade, como um vazamento que afeta a casa do vizinho.

6. Proteção contra roubo e furto qualificado

O índice de criminalidade, infelizmente, é uma realidade em muitas regiões. O seguro residencial oferece uma cobertura eficaz contra roubos e furtos qualificados, proporcionando não apenas compensação financeira, mas também a sensação de segurança necessária para os moradores.

7. Valorização do patrimônio e bônus para segurados

Ao investir na segurança do lar, os segurados muitas vezes contam com benefícios adicionais. Algumas seguradoras oferecem descontos e bônus para aqueles que não acionam o seguro ao longo do ano, promovendo assim uma cultura de prevenção e manutenção.

Em um contexto em que a segurança e a tranquilidade se tornam prioridades cada vez mais evidentes, o seguro residencial surge como um aliado fundamental. Ir além das coberturas básicas, considerando as particularidades do cotidiano, permite que os proprietários enfrentem os desafios com confiança, sabendo que seu lar está protegido em todos os aspectos. Ao contratar esse serviço, não apenas se preserva o patrimônio material, como o imóvel, o guarda-roupa casal e os eletrônicos da casa, mas também se promove um ambiente seguro e acolhedor para se viver, promovendo maior bem-estar mental.