A Pottencial, empresa de seguros, conquistou, pelo sétimo ano consecutivo, em 2023, a liderança do mercado brasileiro de seguro garantia em prêmios emitidos, no novo ranking da Superintendência de Seguros Privados (Susep). O feito foi conquistado após a empresa arrecadar cerca de R$ 670 milhões no segmento – 15,5% do total de seguros garantia contratados em 2023 no País.
Em todo o Brasil, os prêmios nesta modalidade somaram R$ 4,3 bilhões. No segmento de fiança locatícia, a Pottencial emitiu R$ 777 milhões em prêmios, mantendo o segundo lugar no ranking nacional da Susep. De acordo com o relatório, a arrecadação do setor de seguros no Brasil em todas as áreas, foi de cerca de R$ 388 bilhões no ano passado, representando um crescimento de 9% em relação a 2022.
O CEO da empresa, João Geo Neto, comemora o bom momento da empresa e valoriza o fato de não só chegar à liderança, mas se manter nela por sete anos. “Era um sonho que tínhamos e conseguimos alcançar em 2017 e manter por estes sete anos”, comenta. Em 14 anos de história, metade eles atuam na liderança, o que fez com que virassem referência.
“A gente fica mais visado, quando alguém quer acessar este mercado ou buscar alguma novidade, vai no líder, se espelha na gente. Então, mantermos na liderança por sete anos é realmente uma conquista maior do que alcançá-la, já que é um mercado muito competitivo e tem crescido, atraindo novos players, inclusive internacionais”, diz Geo Neto.
Ele comenta que apesar de relativamente jovem, a Pottencial vem se posicionando ao lado de grandes empresas do mercado, com grande foco em melhorar cada vez mais a experiência do cliente, transformando a forma de se contratar seguro no Brasil. Para atingir o topo, ele ressalta que é um conjunto de fatores. Desde um time comprometido que está na empresa desde o início, a parcerias bem constituídas.
Outro diferencial que o gestor aponta como importante para a conquista são os investimentos em tecnologia. “Desde que nascemos, somos digitais. 100% das nossas apólices são emitidas de forma digital. Todos os nossos sistemas são digitais e todos estão em nuvem desde 2022, isso é fundamental para a gente. Investimos R$ 80 milhões em 2023 nessa área e vamos repetir o volume em 2024”, revela.
Inteligências desenvolvidas na empresa proporcionam boa experiência para o cliente
O uso da Inteligência artificial também já é uma realidade na empresa. Um dos usos é monitorar clientes que tenham interesse neste acompanhamento para identificar e sugerir oportunidades. “Para um cliente que tem uma tendência a atuar em reformas de escolas, por exemplo, o nosso sistema faz uma varredura, pega o histórico e sugere possíveis serviços ou clientes”, explica.
Outras inteligências também são usadas para garantir uma boa experiência do cliente. “Nós usamos não só a inteligência artificial, temos tecnologias desenvolvidas que reduziram, por exemplo, para poucas perguntas, os formulários para o levantamento de cotações”, exemplifica.
João Geo Neto reforça ainda que a agilidade no atendimento, a pró-atividade, a eficiência e a dedicação dos colaboradores são fatores importantes para o bom desempenho da empresa. “Pensamos sempre na agilidade dos processos e na boa experiência do cliente, para não ter atrito e facilitar a contratação dos produtos”, diz.
Para o ano de 2024, duas áreas devem ser incrementadas. Uma que está focando na nova Lei de Licitações, que transforma o papel das seguradoras no escopo das grandes obras de engenharia, ao prever que o setor atue como uma espécie de “auditor” de contratos de grande vulto e possa, em caso de problemas, até mesmo assumir a obra.
E a outra é a área de Pricing, que pretende trazer uma precificação mais adequada para cada perfil de cliente. Com ela, eles esperam que os clientes paguem por um preço justo e com perfil mais adequado, trazendo mais conversão do que aumento de preço, conforme explica o Geo Neto.