O empreendedorismo está na veia do brasileiro. Muitos sonham em parar de trabalhar de carteira assinada para abrir o próprio negócio. São muitas as opções e em cada um dos segmentos disponíveis para seguir, existem especificações que precisam/devem ser cumpridas.
Para quem deseja ter um restaurante, por exemplo, deve ter atenção principalmente em relação aos documentos que permitem o funcionamento do estabelecimento. Mas também existem cuidados adicionais que podem garantir uma segurança e uma tranquilidade maior ao proprietário, como fazer um seguro.
Importância do seguro para restaurantes
Esse é um detalhe muito importante. Só que tem muitos empreendedores que acabam deixando de lado. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo apontam que só 10% dos bares e restaurantes possuem esse tipo de proteção.
O primeiro ponto é entender o motivo de fazer uma apólice. Dentro de um restaurante existem diversos equipamentos que podem acabar gerando um acidente. É o caso de fritadeira, botijões de gás, facas. Por isso, o seguro é fundamental, para gerar, exatamente, uma segurança e evitar que o local não fique sem funcionar.
Coberturas mais contratadas
É importante destacar que cada apólice é realizada de maneira personalizada, de acordo com as necessidades e vontades de quem for contratar. Mas, existem algumas coberturas que são as mais comuns de serem contratadas. É o caso de:
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Roubo e furto de bens e mercadorias do estabelecimento, desde que seja por arrombamento.
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Dano total ou parcial causado por incêndio, independente da origem.
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Danos elétricos e os prejuízos causados em equipamentos e também na rede elétrica, como curto-circuito, descargas elétricas, etc.
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Prejuízos gerados por fenômenos da natureza — vendaval, temporal, chuvas fortes, granizo.
Quanto custa uma apólice?
Assim a cobertura vai depender do que for escolhido, o valor total de uma apólice também vai variar. O custo final estará diretamente relacionado com o tamanho do restaurante, o que estará incluso no documento, além dos serviços oferecidos aos clientes. Em média, especialistas apontam que um seguro pode ficar entre R$ 1,3 mil e R$ 2 mil. Enquanto isso, o valor da cobertura pode variar entre R$ 300 mil e R$ 1 milhão.
Prevenção é a palavra-chave
Fato é que contratar um seguro para o estabelecimento é uma forma de prevenção aos futuros problemas que podem ser gerados. Isso somado a outros facilitadores, como a calculadora de juros, e investimento em softwares específicos vão ajudar no planejamento financeiro. (Foto: Divulgação Istock).