A busca por um sistema de saúde mais acessível e eficiente tem levado empresas a repensar seus modelos de negócio. No setor de telemedicina, a Vital Help se consolida como referência ao inovar implementando também o modelo de coparticipação, que vem a ser um aliado no equilíbrio financeiro, onde a telemedicina é o produto principal ofertado, por exemplo, como um benefício estratégico de RH. Essa abordagem permite que empresas parceiras integrem os serviços de atendimento remoto de forma sustentável.
As empresas afiliadas incorporam as ofertas de telessaúde da Vital Help em seus catálogos, para facilitar a assistência. Portanto, não apenas economizam, mas também fornecem vantagens úteis para os clientes.
O interesse da população brasileira por telemedicina apresentou um crescimento notável em 2024, aponta a PFARMA. Segundo dados exclusivos do Google, houve um aumento de 8% em comparação com o ano anterior. Além disso, a busca por termos relacionados, como “telemedicina”, “telessaúde” ou “consulta médica online”, triplicou em relação ao período pré-pandemia, antes de 2020.
O diretor da Vital Help, Diovani Urbim, garante um equilíbrio entre qualidade e custo-benefício. “A assistência médica remota é uma ferramenta poderosa, mas precisa ser sustentável. Com a coparticipação, conseguimos equilibrar os custos operacionais, permitindo que mais pessoas tenham acesso a atendimento médico de qualidade, enquanto nossos parceiros fortalecem seus negócios e fidelizam seus clientes”.
Mais do que um modelo financeiro, fortalece o conceito de parceria no setor de saúde. Ao compartilhar recursos e responsabilidades, empresas e provedores de telemedicina criam um ecossistema sustentável que beneficia toda a cadeia envolvida, desde as instituições que oferecem o serviço até os usuários finais.
André Fraga, CEO do Grupo Explorer/Vital Help, na 4ª edição da Maratona da Inovação em Seguros, provocou: “o mercado está em ampla ascensão. Empresas de tecnologia, saúde e até seguradoras precisam perceber o potencial da telemedicina não apenas como uma tendência, mas como uma realidade transformadora. Qual é a participação da sua empresa nesse mercado em crescimento?”.
Segundo os executivos, a inovação no setor de saúde passa pela colaboração e equilíbrio. E a companhia quer construir parcerias duradouras para que a telemedicina continue evoluindo e ampliando seu impacto positivo no Brasil.