Solução baseada em Inteligência Artificial desenvolvida pelo Jota, assistente financeiro que permite realizar transações via PIX, gerar QR Codes de pagamento e gerenciamento de receitas apenas com comandos simples de áudio ou texto no WhatsApp

MAPFRE

A Rommanel Minas Gerais iniciou um processo que promete agilizar e simplificar os métodos de cobrança e pagamentos em suas lojas físicas e revendedoras parceiras. Os pontos de vendas da marca de jóias localizados em Minas Gerais terão agora o auxílio da solução Jota, uma conta digital gratuita no WhatsApp que utiliza Inteligência Artificial para realizar transferências via PIX, gerar QR Codes para cobrar seus clientes e até gerenciar receitas e despesas, por meio de comandos simples via áudio ou texto, sem precisar sair da plataforma de mensagens. O projeto piloto já está sendo executado nas lojas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e nas regiões do Triângulo Mineiro e Vale do Aço, além de Montes Claros.

Segundo o distribuidor da Rommanel MG, Marcelo Cataldo, a parceria é um dos pontos-chave da estratégia de modernização da companhia prevista para 2025, sendo necessária para acompanhar o crescimento da empresa, especializada em jóias e semijoias hipoalergênicas a níquel e isentas de cadimium. “Fechamos o ano de 2024 de forma muito positiva em termos de vendas e com o lançamento de novidades como a nossa linha de relógios e a linha de prata maciça 925 com banha de prata pura, que foram sucesso, o que projeta a Rommanel ainda mais a se firmar como um luxo acessível. Observamos, porém, que esse crescimento precisa ser acompanhado de ferramentas que auxiliem tanto nossas lojas próprias quanto as mais de 6 mil revendedoras parceiras do Estado a lidar com o alto volume de vendas, principalmente pelo WhatsApp, e o Jota oferece a automatização dessas operações financeiras que precisamos”, afirma.

No Brasil, o setor cresceu 18% nos últimos cinco anos, movimentando cerca de R$ 74 bilhões somente em 2022, com a expectativa de dobrar esse faturamento até 2030, de acordo com a Bain & Company.

Na prática, as lojas adotarão a tecnologia do Jota para gerar os QR Codes sempre que um cliente desejar o pagamento via PIX, através de simples comandos de voz. “Ao invés de precisar abrir outro sistema ou utilizar máquinas de cobrança para digitar valores e outros dados, tornando o atendimento mais demorado, nossas revendedoras autônomas podem apenas abrir a conversa com o Jota no WhatsApp e mandar um áudio pedindo para realizar essa tarefa. Por exemplo, “Jota, gerar uma cobrança de R$ 349″, e o código é gerado e já apresentado ao cliente”, explica Marcelo Cataldo . Automaticamente, o Jota também informa quando os pagamentos são confirmados, o que também facilita a gestão dos gerentes na hora de realizar os balanços diários de vendas.

Em Minas Gerais, além das lojas físicas, a Rommanel possui cerca de 6 mil revendedoras autorizadas, que também estão sendo instruídas sobre o cadastramento, funcionamento e os ganhos de tempo e organização proporcionados pela fintech. A proposta, segundo a empresa, é que, ao economizar tempo, as consultoras Rommanel tenham incremento de vendas.

“O futuro das finanças não está em plataformas complexas, mas em soluções invisíveis e eficientes. Vendedores e lojistas não querem vinte funcionalidades complicadas, eles querem resolver rapidamente suas necessidades. Tivemos relatos de usuários que conseguiram reduzir em até 10 horas mensais o tempo gasto com pagamentos e gestão financeira, simplesmente encaminhando informações para o Jota em vez de navegar por aplicativos bancários tradicionais”, afirma Davi Holanda, CEO do Jota, ressaltando que a solução também pode ser utilizada por pessoas físicas para o gestão financeira do dia a dia.

Neste sentido, avalia Holanda, a ideia de não precisar sair do WhatsApp é um diferencial importante. “As pessoas passam muitas horas resolvendo questões pessoais ou profissionais pelo WhatsApp, e não precisar sair dele para consultar pendências financeiras ou realizar pagamentos traz muitas vantagens. A principal delas, a meu ver, é o fato de se tratar de uma plataforma que consome poucos dados móveis, ao contrário dos aplicativos de bancos convencionais e, até mesmo, das maquininhas de cobrança. Quem nunca perdeu bons minutos esperando o sinal para fazer um pagamento no débito?, lembra.

Um levantamento feito pela Statista mostrou que mais de 147 milhões de brasileiros utilizavam o WhatsApp já em 2023, sendo que 96% deste público abre o aplicativo todos os dias.

O Jota pode ser usado gratuitamente por qualquer pessoa, basta acessar: https://jota.ai/