Com novo laboratório em Atibaia (SP), empresa amplia portfólio de testes e reforça expansão no Brasil
A DEKRA Brasil, referência mundial em testes, certificações e inspeções, encerrou 2024 com uma receita de 163,4 milhões de euros nas Américas, o equivalente a cerca de R$ 1,057 bilhão, de acordo com a cotação de julho de 2025. Globalmente, o faturamento da companhia atingiu 4,293 bilhões de euros (aproximadamente R$ 27 bilhões).
“Estamos em plena expansão no Brasil, especialmente na área de testes, certificações e homologações. Nosso objetivo é diversificar o portfólio e deixar para trás a percepção de que a DEKRA se limita à prestação de serviços para o setor automotivo”, afirma Leonardo Ianegitz, diretor de operações da companhia no país.
Fundada há 100 anos na Alemanha, um dos berços mais respeitados da engenharia e da indústria automotiva, a DEKRA tem como missão gerar segurança e transformação. No Brasil, a empresa começou sua operação com a aquisição de uma empresa de vistoria veicular e, desde então, tem consolidado um modelo de negócio que combina adaptação ao mercado local com padrões internacionais de confiabilidade e inovação.
Nova estrutura no interior de São Paulo
Parte da estratégia de crescimento da companhia no país é a inauguração de um moderno laboratório em Atibaia, no interior de São Paulo. Equipado com tecnologias de última geração, o espaço será oficialmente inaugurado em maio e atenderá à crescente demanda por soluções completas de testes voltados aos segmentos automotivo, de telecomunicações, iluminação, eletroeletrônicos e outros.
“Nosso know-how alemão é o alicerce da nossa expansão no Brasil. Este novo laboratório reforça nossa capacidade de entregar resultados de alto nível técnico, sempre com a confiança que nossos clientes esperam”, afirma Marcos Zevzikovas, Diretor de Certificação e Testes de Produtos da DEKRA Brasil.
O novo espaço também contempla planos futuros para instalação de laboratórios de Compatibilidade Eletromagnética (EMC) e Radiofrequência (RF), áreas fundamentais para setores como telecomunicações, que estão em rápida expansão no país. Além disso, a estrutura abrigará testes de Eficiência Energética e de conformidade para eletrodomésticos de linha branca, como refrigeradores, máquinas de lavar e aparelhos de ar-condicionado, além de certificações para lâmpadas e luminárias LED.
“Estamos investindo não apenas em infraestrutura física, mas também na capacitação de uma equipe técnica altamente qualificada. Nosso objetivo é atender aos padrões mais exigentes do mercado global”, completa Zevzikovas.
Investimento estratégico nas Américas
Segundo Andres Moreno, Vice-presidente sênior de operações de serviços para a América do Norte, o novo laboratório representa um marco estratégico. “O Brasil é um mercado-chave para nós e faz parte da nossa estratégia de ampliar investimentos na região das Américas. Este laboratório simboliza nosso compromisso com o país e com a excelência dos serviços que oferecemos aos nossos clientes”.
