Nesta quinta-feira, 07 de agosto, a Master Cargas Brasil será a anfitriã do primeiro Encontro de Empresários da Cadeia Logística (Ecolog) em sua unidade do bairro Quississana, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O evento, que acontece a partir das 19h, reúne lideranças e empresas da região para fortalecer conexões estratégicas e fomentar o crescimento colaborativo no setor logístico. O propósito é promover conexões entre líderes logísticos, incentivar parcerias estratégicas e estimular soluções colaborativas que impulsionem a eficiência em toda a cadeia de suprimentos.
Trata-se da unidade localizada na terceira pista do aeroporto Afonso Pena, conectada ao modal aéreo, que expressa a visão de futuro da Master Cargas, que atua como um hub logístico, com serviços completos, que vão desde a gestão de pessoas, processos e estoque, incluindo a armazenagem, a distribuição e o transporte.
Para a Master Cargas, sediar o encontro marca mais um passo em direção a um futuro integrado, competitivo e colaborativo. “É uma grande honra sediar o Ecolog em São José dos Pinhais, poucos meses após termos recebido o evento dedicado às mulheres da logística. Hoje, temos novamente o prazer de abrir nossas portas para receber empresas da nossa cidade, com orgulho, respeito e uma visão clara de futuro”, afirma Tânia Lopes Anselmo, fundadora e presidente da Master Cargas Brasil.
A sede do evento será o primeiro armazém da história da empresa, um espaço simbólico que representa o ponto de partida para a expansão nacional e internacional do Grupo Master. Atualmente, a Master Cargas Brasil conta com 14 endereços fiscais ativos em São José dos Pinhais, estrategicamente distribuídos em regiões como: Quississana, Ipê, Marechal Hermes, Tavares de Lyra, o prédio central, Joaquim Nabuco HQ, Correios da Joinville, BR-277- BR 376- LH, A expansão da quarta pista do aeroporto, a operação Panvel1 e Master Club.
Essas unidades operam com estrutura full service, aptas a atender grandes demandas, como a operação dos Correios e de áreas portuárias, reforçando a capacidade de escala, eficiência e entrega de resultados concretos. O Grupo Master Cargas Brasil vem ampliando sua atuação na locação de máquinas e equipamentos industriais, com opções personalizadas para diferentes tipos de operação, que aliam segurança, performance e ganho operacional.
Outro ponto de destaque da Master é a valorização de parcerias logísticas. O município de Ponta Grossa é uma das maiores potências operacionais da Master Cargas Brasil, responsável por volumes expressivos que superam 9 mil cargas mensais de carretas ao mês, em que cada carga conta com capacidade equivalente a 26 pallets PBR (Palete Padrão Brasileiro). Apesar da magnitude, menos de 10% dessas cargas são transportadas com frota própria. A maioria é distribuída por meio de fretes abertos a transportadoras de todo o Brasil, cumprindo com o compromisso do Grupo Master com a inclusão e a geração de oportunidades no setor logístico. “Trata-se de um modelo que pode e deve ser reafirmado em São José dos Pinhais”, ressalta Tânia.
A realização do Ecolog também reforça os avanços do município como polo logístico. A Master Cargas Brasil, em um movimento conjunto com outras empresas e com o apoio da prefeita Nina Singer e dos órgãos municipais, conquistou a redução da alíquota do Imposto sobre Serviço (ISS) de São José dos Pinhais para as companhias do setor, o que tem impulsionado a atração de novos negócios, gerado novos empregos e fortalecido a economia local.
Outra medida que impulsionaria a região é a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre importação e exportação de bens. A Master tem liderado o movimento prol avanço paranaense e protocolou o pedido no encontro com as mulheres do setor de logística, que ocorreu em março. Atualmente, as alíquotas no Paraná impactam a competitividade das operações de importação e exportação. O estado tem potencial para consolidar-se como um dos principais polos de importação e exportação do país, beneficiado por sua localização estratégica e infraestrutura logística de alto nível. No entanto, a carga tributária sobre as operações internacionais ainda representa um fator de impacto na competitividade em relação a outras regiões brasileiras.
“Nosso compromisso é abrir caminhos, apoiar soluções complementares e valorizar empresas que atuam de forma ética, estratégica e conectada com os desafios do futuro. Temos orgulho de fazer parte de um movimento que fortalece nosso setor, expande fronteiras e comprova que, quando trabalhamos juntos, somos inabaláveis”, conclui Tânia Lopes Anselmo.