Com apresentação de Gloria Vanique, executivos da Sompo e da Volkswagen Financial Services debatem os impactos da tecnologia na prevenção de sinistros e na eficiência logística

A Sompo, subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, acaba de lançar o segundo episódio da terceira temporada do SompoCast, videocast que debate tendências, perspectivas e a contribuição dos seguros corporativos e de agronegócios para impulsionar o crescimento das empresas. Sob o conceito – “Especialista traz Especialista”, a nova temporada apresenta episódios itinerantes, gravados diretamente com os entrevistados em seus ambientes de atuação, ampliando as perspectivas e aprofundando os debates.
Neste episódio, Gloria Vanique conduz uma conversa com Adailton Dias, Diretor Executivo de Subscrição, Gerenciamento de Riscos e Resseguros na Sompo, e Mario Pinho, Head de Seguro Industrial na Volkswagen Financial Services Brasil, empresa responsável pelas operações financeiras do Grupo Volkswagen. O bate-papo revela os bastidores de uma parceria estratégica que vai muito além da contratação de seguros e inclui um trabalho de inteligência estratégica na gestão de riscos aplicada ao transporte de veículos e peças e as responsabilidades de uma operação robusta que envolve diferentes agentes.
Um dos destaques abordados foi a implementação de um plano de gerenciamento de riscos na área de Seguro de Transporte. Os executivos também comentaram sobre o trabalho desenvolvido com a Central de Monitoramento da Sompo, pioneira no mercado segurador, que acompanha em tempo real as cargas de alto valor. Essa estrutura permite reduzir em até 50% os índices de perdas, garantindo entregas com mais segurança e qualidade para o cliente final. Os especialistas também comentaram sobre o uso de dados e indicadores para otimizar rotas, manuseio e logística, reforçando o papel do seguro como ferramenta de inteligência operacional.
Além da proteção financeira, o episódio mostra como o seguro agrega valor à operação por meio de três pilares: técnica, experiência no sinistro e gestão de riscos. Os especialistas compartilham exemplos práticos de como a análise detalhada de trajetos, veículos e processos logísticos contribui para evitar danos e melhorar continuamente a operação. A Sompo também se destaca por oferecer soluções sob medida, como painéis de indicadores e suporte técnico em embarques internacionais, além de explorar novas oportunidades com produtos como o Seguro Garantia. A conversa reforça que confiança, entrega de qualidade e inovação constante são os pilares que sustentam parcerias duradouras e estratégicas no setor de seguros corporativos.
O segundo episódio da terceira temporada do SompoCast já está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio, como Youtube, Spotify, Apple e Amazon, ou diretamente no link: https://bit.ly/SompoCastT3EP2
Liderança
Vale considerar que a Sompo é líder de mercado com quase 20% de market share no segmento de Seguro de Transporte. A seguradora também é líder no atendimento de clientes do segmento Automotivo nesse ramo. Em 2024, foram cerca de 230 mil viagens e R$ 132 bilhões de cargas monitoradas pela companhia.

“O SompoCast é mais do que um canal de conteúdo — é uma plataforma de conexão com o mercado. Ao levar nossos episódios diretamente aos ambientes dos clientes e parceiros, conseguimos ampliar o alcance das discussões e tornar os temas de seguros corporativos e de agronegócio mais acessíveis e relevantes. Essa abordagem itinerante reforça nosso compromisso com a escuta ativa e com a construção de soluções que realmente dialogam com os desafios das empresas brasileiras”, afirma Celso Ricardo Mendes, Diretor Executivo da Sompo.