Ana Karine Gidi, COO
Grupo Fetra reforça compromisso com segurança e regulação no mercado de seguros
Com duas décadas de atuação e uma trajetória marcada pela ética, agilidade e compromisso, o Grupo Fetra reforça, em 2025, seu papel de parceiro no segmento de transporte e logística, especialmente em um cenário de fiscalização reforçada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recebeu, em 02 de outubro, autorização do Governo Federal com o objetivo de reforçar seu quadro de especialistas em regulação e ampliar sua atuação e fiscalização. O Decreto nº 12.647, publicado no Diário Oficial da União, autoriza a convocação de 25 novos profissionais para o curso de formação — segunda etapa do concurso público realizado em 2024.
Após o ingresso desse grupo, a ANTT fortalece sua estrutura técnica, a qual já havia sido ampliada graças a 50 especialistas nomeados no final de 2024. A medida também responde às novas demandas do setor logístico nacional, cada vez mais impactado por avanços tecnológicos, pela expansão da malha viária e pela busca por transparência e sustentabilidade.
Desde o dia 6, entrou em vigor uma nova etapa da fiscalização eletrônica da ANTT, voltada ao cumprimento da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC). As mudanças implementadas pela Nota Técnica 2025.001 atualizam o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), com validações automáticas que verificam a conformidade dos fretes contratados.
De acordo com dados do Sistema FETRANSPAR, os novos coeficientes impactam diretamente os valores mínimos por quilômetro rodado e por eixo carregado, considerando o tipo de carga, a distância percorrida e o perfil da operação. O reajuste médio varia entre 0,82% e 3,55%, conforme a natureza do serviço.
Nesse contexto de regulação e transformações estruturais na logística, o Grupo Fetra reforça sua posição como aliado estratégico de corretores e seguradoras, oferecendo soluções que unem tecnologia, análise técnica e experiência de mercado. A empresa se destaca por perceber as tendências e por ajustar suas atividades às novas regras e necessidades do transporte de cargas.
“Com o avanço da fiscalização eletrônica e a digitalização das relações contratuais, o mercado de seguros precisa estar ainda mais alinhado à regulação do transporte rodoviário. Nosso papel é apoiar corretores e transportadores na adequação às novas exigências, garantindo que a cobertura securitária acompanhe a evolução normativa”, destaca a COO do Grupo Fetra, Ana Karine Gidi.
A executiva também reforça a sinergia entre agentes reguladores, seguradoras e operadores logísticos. “O aumento das habilidades da ANTT é bom para todo o sistema, pois oferece clareza, uniformidade e confiança nas operações. Isso significa que há menos riscos”, explica.
Com aproximadamente 24 anos atuando no mercado de seguros de transportes, o Grupo Fetra celebra sua trajetória com o olhar voltado para a tecnologia e a conformidade regulatória. “Nossa jornada é o resultado de uma construção baseada na confiança. E nosso compromisso é com a agilidade, segurança e suporte especializado para que corretores, transportadores e seguradoras possam operar com tranquilidade e previsibilidade”, finaliza.
