Empreendedor dá 5 dicas para corretores prospectarem clientes

FONTE: CQCS

A busca por novos clientes é fundamental para o crescimento de qualquer empresa e costuma ser trabalhosa, já que demanda várias tentativas de contato e, além disso, muita habilidade. Nesse sentido, saber como prospectar clientes pode ser considerado uma das técnicas mais relevantes para uma corretora de seguros.
Em novo artigo publicado no blog da TEx, o fundador e CEO da insurtech, Omar Ajame, traz 5 dicas sobre como prospectar clientes para obter resultados imediatos e significativos.

Saber como prospectar clientes está entre os conhecimentos mais relevantes para uma corretora de seguros.

A busca por novos clientes é fundamental para o seu crescimento e costuma ser trabalhosa, pois demanda várias tentativas de contato e, além disso, muita habilidade.

Por isso, quando bem executada, a prospecção melhora a produtividade dos corretores e aumenta as oportunidades de venda.

Com as 5 dicas práticas de como prospectar clientes que listamos abaixo você vai poder obter resultado imediato e significativo. Confira!

1. Siga um planejamento

Sua corretora desenvolveu ações de marketing e gerou leads para sua equipe de corretores.

É positivo que a equipe esteja ansiosa por fazer contato com o cliente, mas não é produtivo pegar o telefone e ligar apenas porque identificou que o lead tem o perfil mínimo necessário para classificá-lo como um potencial cliente.

Especialmente no caso da corretagem, é preciso se preparar e seguir um  planejamento.

A confiança na competência e no conhecimento do corretor é fundamental para que o lead se sinta seguro.

Conquistá-la exige preparo.

Por isso, é preciso pesquisar o máximo de informações possíveis sobre o cliente e se preparar para o contato.

Com isso, é possível oferecer um atendimento personalizado, adequado às necessidades específicas de cada potencial cliente.

2. Seja criativo e tenha persistência

Existem inúmeros motivos para que um contato não traga resultados imediatos, mas muitos profissionais assumem que o potencial cliente não está interessado.

Ele pode estar ocupado, indeciso ou, até mesmo não se lembrar de ter demonstrado interesse em contratar um seguro com a sua corretora.

Isso não significa que o corretor deva ser insistente.

Os melhores profissionais são convincentes.

Eles usam novos argumentos, tentam contato em horários diferentes, de modos distintos e por meios diversos.

Intercale tentativas por mensagem e telefone, por exemplo.

Além disso, determine a quantidade de tentativas ideal para o seu caso: isto é, dependendo do perfil de clientes que sua empresa prospecta, 6 tentativas pode ser pouco, mas a produtividade pode cair muito depois de dez contatos.

É preciso medir essa variação com base no histórico do seu negócio e das negociações que terminaram em vendas.

3. Automatize seus processos

A atividade de prospecção está entre as fases de maior carga de trabalho.

É preciso dedicar tempo a ela para obter resultados.

Por isso, as possibilidades de automação, desde que permitam uma ação humanizada, podem fazer grande diferença.

Algumas medidas simples podem garantir esse benefício.

Por exemplo, o uso de templates de e-mail.

Se for preciso elaborar uma mensagem nova para cada contato, o corretor pode passar turnos inteiros escrevendo e-mails.

Obviamente, é possível fazer pequenas alterações para personalizar sua mensagem e adequá-la a cada caso, mas não é necessário ter todo um retrabalho para escrever o mesmo conteúdo novamente.

Essa prática também permite que você faça testes com diferentes formatos e identifique o modelo que funciona melhor.

4. Mantenha o cliente interessado

Outra dica importante de como prospectar clientes é mantê-los engajados.

Um lead dificilmente absorve todo o conteúdo de uma conversa.

Após um tempo que você enviou um e-mail ou efetuou uma ligação, é possível que ele sequer se lembre do contato.

Por isso, é fundamental manter a cadência e controlar os prazos de follow-up (os intervalos entre um contato e outro), evitando que o cliente perca o interesse.

Prefira renovar ligações e e-mails, faça visitas em prazos curtos e não parta do pressuposto de que o potencial cliente se lembra de cada detalhe que foi abordado nas interações anteriores.

5. Saiba o momento de desistir

Se você monitorou a quantidade de tentativas de contato ideal, saberá quando desistir.

A partir desse momento, a persistência deixa de ser produtiva.

A lógica é simples, se os seus indicadores apontam que você converte 90% dos negócios até a oitava tentativa, não há motivo para continuar insistindo na nona.

Além disso, é importante informar o lead de que os contatos serão encerrados.

Essa atitude não deve ser considerada como falta de atenção, mas como demonstração de profissionalismo.

Até porque ao perceber que está perdendo a oportunidade, o potencial cliente pode mudar de ideia.

Conclusão: como prospectar clientes em corretoras de seguros?

Essas foram as nossas dicas sobre como prospectar clientes para corretores de seguros.

Escolhemos por relacionar ações práticas para ajudar no seu dia a dia.

No entanto, não esqueça que elas funcionam muito melhor quando você toma as medidas prévias, especialmente, uma boa definição da sua persona.

 

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