Dados da CNseg revelam que 20% das seguradoras ainda não possuem métricas de detecção e programas de prevenção
As fraudes são um dos maiores problemas para a indústria de Seguros no Brasil, impactando diretamente os resultados das empresas e a oferta de soluções aos clientes, que sofrem com prêmios com valores cada vez mais elevados. Segundo o portal Fraudes.org, os seguros de carros são os que mais sofrem com fraudes, com 70% do volume total.
No Brasil, a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), por meio do Sistema de Quantificação de Fraudes (SQF), apontou que em 2013, cerca de 9% dos sinistros apresentaram irregularidades, o que representa um valor de mais de R$ 2 bilhões em indenizações.
Diante desse cenário, especialistas do Grupo DEKRA, líder global em inspeção veicular e líder em serviços de vistoria automotiva no Brasil, explicam como o serviço de vistoria prévia pode impactar o setor ao evitar fraudes, beneficiando seguradoras e consumidores.
“A vistoria prévia atua principalmente como ferramenta de seleção de riscos, que, consequentemente, podem evitar fraudes. Isto porque dentro do processo de análise, além das verificações realizadas presencialmente pelo vistoriador, também checamos nosso banco de dados para checar se este veículo foi vistoriado anteriormente e se este possui algum item restritivo. Além disto, só o fato de ser solicitada a vistoria prévia é um inibidor automático da fraude, já que o segurado sabe que o bem somente será segurado mediante a realização e aprovação da vistoria prévia”, explica Leonardo Ianegitz, diretor de Operações do Grupo Dekra no Brasil.
A DEKRA estima que cerca de 20% das vistorias realizadas apresentam algum tipo de restrição, mas não tem o indicador de quantos casos destes foram identificados como fraude de fato. A empresa possui um Comitê Técnico que analisa os casos mais sensíveis reportados pelo mercado. Hoje, anualmente, são analisados cerca de 15 processos.
A área de vistoria prévia tem destaque dentro do portfólio da Dekra, seja por sua relevância no volume, seja pela liderança da Dekra no mercado. Hoje, esse tipo de serviço representa cerca de 65% do faturamento do Grupo no Brasil. Sua importância é chave para o mercado segurador no que tange a imparcialidade “Com o trabalho de uma terceira parte isenta, como é a atuação da Dekra, tanto a seguradora quanto o segurado têm a segurança de que o serviço será realizado de acordo com os procedimentos acordados dentro da política de cada cliente, sem que haja direcionamento para aceitação/recusa do item”, afirma Ianegitz.
Além disso, a partir do serviço de Vistoria Prévia, a Dekra conseguiu criar uma série de serviços focados na promoção da isenção e da segurança nas transações com veículos usados em todo o mundo, com destaque para serviços de varejo, gestão de veículos usados, avaliação de retomados/financeiras, entre outros.
“Acreditamos que o trabalho de prevenção seja chave para uma sociedade com cultura de segurança no trânsito. E essa prevenção passa pela vistoria prévia, pela ação das seguradoras e pela relação transparente com os consumidores. Queremos ser parte dessa cultura, fomentando boas práticas e informação relevante ao setor e aos usuários”, finaliza o executivo.
Sobre o Grupo Dekra
Fundada em 1925, a Dekra é líder em teste de segurança de veículos automotores na Europa e líder mundial em inspeção técnica veicular. Organizada em três unidades de negócios – Dekra Automotivo, Dekra Industrial e Dekra Personal, suas 180 empresas consolidadas empregam mais de 37 mil colaboradores, nos mais de 50 países em que atua. Com sede em Stuttgart, Alemanha, atingiu faturamento de 2,7bilhões de euros em 2015.
No Brasil desde 1995, a empresa avalia R$ 60 bilhões em riscos anualmente. Possui operações em todos os estados brasileiros e uma rede de cobertura em mais de 4800 municípios, além de atender toda cadeia do setor automotivo, como seguradoras, financeiras, corretores, montadoras, locadoras, centros automotivos, concessionárias entre outros.