O desemprego, oriundo da crise econômica dos últimos anos, causou grande impacto nos setores de produção essenciais no mercado brasileiro. O setor de seguros, por exemplo, foi afetado em diversas carteiras. Na saúde suplementar, o número de beneficiários com planos de saúde teve sua menor taxa em 2014.
Ao contrário dos convênios médicos, houve um ramo da saúde que cresceu: seguros odontológicos. Os planos com preços acessíveis chamaram a atenção do público popular, mas, mesmo estando em evidência, somente 11% dos brasileiros são beneficiados.
Para explicar melhor esse cenário, Rodrigo Bacellar, CEO da OdontoPrev, concedeu entrevista exclusiva à coluna Bate-Papo Seguro e falou sobre a polarização dessa carteira no país, com o crescimento da informação.
Bate-Papo Seguro – Rodrigo Bacellar, CEO da OdontoPrev
Seguro Total – Na contramão da crise, a procura por seguros odontológicos cresceu. Na sua opinião, o que contribuiu para o aumento da procura?
Rodrigo Bacellar – É verdade que a crise econômica causou a diminuição dos beneficiários em planos de saúde, mas, quando trazemos o recorte para os planos odontológicos, registramos um aumento. Esse aumento é resultado de vários fatores, entre eles:
A categoria está, cada dia que passa, se tornando mais relevante, com produtos e serviços melhores, logo entregando mais valor para o beneficiário.
Uma concentração do crescimento no segmento corporativo, com maior número de empresas oferecendo o benefício odontológico para seus colaboradores – entre dezembro de 2015 a dezembro de 2017, o mercado registrou um crescimento no corporativo de aproximadamente 2 milhões de vidas (1.890 milhão).
A emergência do segmento de PME, com novos produtos para esse segmento e uma atenção redobrada das operadoras de planos odontológicos na sua distribuição e comercialização.
O fato que planos odontológicos pesam pouco no “bolso” das empresas e beneficiários.
Para empresas, o ticket médio da odontologia é de 15 reais frente aos 350 reais da saúde. Para pessoas físicas, estamos falando de em torno de R$ 45 mensais, versus em torno de R$ 500 na saúde.
ST – Qual a importância da atuação do corretor de seguros nas vendas da OdontoPrev?
RB – Os corretores são cada vez mais importantes para os negócios da companhia. Temos adotado uma estratégia para facilitar a atuação desses profissionais na hora de venderem os planos odontológicos da OdontoPrev e para isso lançamos um aplicativo mobile que simplifica a comercialização dos produtos da empresa, via corretores, chamado de App Parceiros OdontoPrev. Essa ferramenta possibilita a comercialização de planos odontológicos, tanto para PMEs quanto para PFs, totalmente sem papel, garantindo velocidade no processo, redução da burocracia e dos custos da venda.
ST – Em meio a competitividade entre as empresas, o que faz a OdontoPrev se destacar?
RB – Atuamos em mercado jovem, em construção, portanto crescente. Desde 2014, por exemplo, ao passo que os planos médico-hospitalares perderam 3 milhões de beneficiários, passando de 50 para 47 milhões de vidas, os planos dentais ganharam 3 milhões de beneficiários, passando de 20 para 23 milhões.
Para sermos cada vez mais protagonistas em planos odontológicos, o foco em inovação é, para nós na OdontoPrev, uma atividade diária.
Somos uma operadora que oferta mais de 400 diferentes opções de planos empresariais exclusivamente odontológicos, capazes de atender a todos os perfis de clientes, desde grandes corporações, pequenas empresas ou mesmo pessoas físicas. Nenhum concorrente tem esta mesma capacitação.
ST – Aos poucos, a economia brasileira retoma aos eixos. Há expectativa de crescimento em vendas dos planos odontológicos? Qual a projeção?
RB – Permanecemos cautelosamente otimistas, conhecedores de nossos diferenciais estratégicos. Desde o 2º semestre de 2017, a carteira de planos corporativos voltou a se expandir. Além disso, cada vez mais, contamos com portfólios de planos PME e individuais que tem enorme potencial de venda, com barreiras significativas à entrada de concorrentes, como inadimplência, seleção adversa e cancelamentos. Acreditamos estar unicamente posicionados, e na direção correta.
Sim, acreditamos que é possível. A OdontoPrev está inserida em um segmento do mercado que cresce ao mesmo passo que se depara com o desafio de disseminar e conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde bucal. Hoje, nos deparamos com um cenário no qual apenas 11% da população brasileira tem plano odontológico, índice muito pequeno quando comparado ao que observamos na América do Norte, onde essa parcela ultrapassa os 70%.
ST – É possível levar os planos odontológicos para todos os públicos?
RB – Sim, acreditamos que é possível. A OdontoPrev está inserida em um segmento do mercado que cresce ao mesmo passo que se depara com o desafio de disseminar e conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde bucal. Hoje, nos deparamos com um cenário no qual apenas 11% da população brasileira tem plano odontológico, índice muito pequeno quando comparado ao que observamos na América do Norte, onde essa parcela ultrapassa os 70%.