Empresária é presa acusada de fraudar o Seguro DPVAT em Goiás

Sabemi

Uma empresária foi presa, nesta quinta-feira (16/05), acusada de fraudar o Seguro DPVAT em Goiás. As investigações começaram a partir de uma notícia crime enviada pela Seguradora Líder à Polícia Civil do estado. A Operação Parálysis foi desencadeada após os policiais do Grupo de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Gepatri) de Luziânia constatarem que a suspeita fraudou processos de recebimento do seguro em pelo menos 16 casos, o que representa um desvio de cerca de R$ 220 mil em pagamentos indevidos. Segundo a polícia, a suspeita possui uma empresa de eventos e usava os documentos de funcionários e familiares para dar entrada no pedido de indenização com boletins de ocorrência e outros comprovantes falsificados.

A Seguradora Líder vem investindo cada vez mais no combate às fraudes, e o uso da tecnologia tem sido um grande aliado neste trabalho. Todos os pedidos de indenização do Seguro DPVAT recebem monitoramento contínuo, sendo avaliados por softwares de inteligência artificial, que contêm ferramentas de filtros sistêmicos de ocorrências suspeitas, além de controle de risco. A equipe de Prevenção e Combate às Fraudes utiliza ferramentas de Analytics, com mais de 200 variáveis; realiza uma análise documental; e aplica um filtro capaz de cruzar as informações dos documentos apresentados e o banco de dados da Seguradora. Além disso, quando necessário, são realizadas investigações de campo. Ao identificar uma irregularidade, uma notícia crime é encaminhada aos órgãos competentes.

Em 2018, foram identificadas 11.898 fraudes ao Seguro DPVAT, sendo 338 apenas no estado de Goiás. De janeiro a abril deste ano, as iniciativas proativas da Seguradora Líder já resultaram em 13 sentenças condenatórias, 16 condenados, 20 cancelamentos, suspensões ou cassações de registros em órgãos de classe e uma prisão em todo o Brasil.

A Seguradora Líder esclarece que qualquer pessoa pode denunciar casos suspeitos relacionados a pedidos de indenização do Seguro DPVAT. As denúncias podem ser feitas por meio do 0800 022 12 05 ou pelo site www.seguradoralider.com.br. As ligações são gratuitas e, em nenhum dos dois canais, é necessário se identificar.