App de fintech brasileira utiliza estratégias de gamificação e geolocalização para atingir mercado que deve bater a marca de R$ 120 mi de movimentação em 2016
O Play Pet, app que utiliza a tecnologia da realidade aumentada, a mesma do Pokémon Go, é o primeiro produto integrado às técnicas de gamificação e geolocalização para venda de microsseguros e títulos de capitalização lançado pela Dualk, fintech brasileira de pagamentos e produtos financeiros que atua na exploração de jogos eletrônicos e máquinas automáticas. Nele, são oferecidas moedas virtuais como premiação em mini games que podem ser convertidas em reais para a ativação de microsseguros premiáveis, ou uso em lojas físicas e comércio eletrônico por meio de cartões de crédito pré-pagos.
No app, os desafios dos games concedem pontuações conforme o desempenho dos jogadores, que são conduzidos até “cercas virtuais”, chamadas de PetStops, podendo resgatar recompensas virtuais e adquirir os cartões pré-pagos necessários para a conversão das moedas em reais para uso em lojas físicas e comércio eletrônico. Nos PetStops, os jogadores também são estimulados por meio da atmosfera lúdica a adquirir produtos financeiros, como os microsseguros.
“A nossa ideia foi criar um modelo de negócio baseado na tecnologia da realidade aumentada que não fosse apenas ´marqueteiro´, mas que também fosse rentável em faturamento e que servisse de plataforma para o setor de microsseguros. Com o crescimento desse mercado, apontado em todos os últimos relatórios, chegamos em cenários que se mostraram extremamente favoráveis e incluem, também, os estabelecimentos comerciais com PetStops, que por sua vez ganham com a circulação de jogadores que ali capturam personagens dos games, resgatam recompensas e liberam novas partidas”, comenta Rodrigo Pereira, CEO da empresa.
De acordo com dados da Superintendência de Seguros Privados – Susep, a comercialização de microsseguros dobrou durante o primeiro semestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado, representando um salto de 108,7% e projetando um faturamento superior a R$ 120 milhões até o final do ano.
O Play Pet representa uma inovação na venda remota de produtos financeiros ao utilizar o cartão pré-pago e recarregável como instrumento de pagamentos para a parcela da população brasileira não bancarizada e que, também, não possui cartão de crédito. Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos – Febraban, atualmente esse número é de 39,5 milhões de pessoas. O app permite às seguradoras e aos bancos alcançarem esse público que, até então, era inacessível, considerando as dificuldades em se estabelecer um meio de pagamento recorrente.
“Acreditamos que iremos potencializar o uso do game com um conjunto de ações coordenadas com a aquisição de usuários, credenciamento de pontos de venda acessíveis e ativação de cartões recarregáveis, atingindo assim lucratividade para toda a cadeia: usuários, seguradoras e PDVs”, completa Roberto Machado, COO Play Pet.