Foi o dia mais chuvoso na capital paulista desde 1995
As fortes chuvas registradas em São Paulo nesta segunda-feira (10), dia mais chuvoso na capital paulista desde 1995, foram marcadas por diversas imagens impressionantes. Um fotógrafo do Estadão Conteúdo e o helicóptero da Record TV flagraram o resgate de pessoas em um dos mais de 80 pontos de alagamento realizado por um trator. As pessoas foram carregadas na pá do veículo. A cena foi enfatizada pelo Universo Online.
Nem todo herói usa capa, e nem sempre possui um “super carro”. As vezes ele pode chegar em uma moto, carro, caminhão, ônibus ou no trator.
Herói resgatando o pessoal que estava ilhado na praça Jacomo Zanela, Ermano Marchetti sentido Marques de São Vicente. #alagamento pic.twitter.com/eVTvyoS8ya— Eder Machado (@edermachado) February 10, 2020
Até mesmo um Jacaré foi visto nas águas em uma das enchentes que também atingiram a cidade de Osasco, uma das mais prejudicadas pelas chuvas.
Jacaré é visto nadando em enchente na região de Osasco (SP) 😮 #BalançoGeral pic.twitter.com/ZsdxZ5U22k
— Record TV (@recordtvoficial) February 10, 2020
Caos na mobilidade urbana
Apesar da suspensão do rodízio de veículos em SP, a Defesa Civil e as autoridades alertam a população para que evitem sair de casa. Em diversos pontos o acúmulo de água e o transbordamento dos rios Tietê e Pinheiros impedem o fluxo de veículos nas marginais. Algumas linhas da CPTM também foram afetadas e deixaram de funcionar, até a publicação deste material a interdição continuava apenas na Linha 9 – Esmeralda. O metrô opera normalmente.
Chuvas devem continuar
O Instituto Nacional de Meteorologia indica alerta vermelho para o acumulado de chuva em todo o Estado de São Paulo. A previsão é de aconteçam mais temporais e que a chuva venha acompanhada de trovoadas, descargas elétricas e muito vento – com rajadas que podem atingir os 70km/h. No litoral, as ondas podem ultrapassar os 2 metros de altura. A previsão é de que chova entre 65 e 120 milímetros até a terça-feira (11), segundo dados da Somar Meteorologia.