Uma ideia muito presente no ramo empresarial é o conceito de sustentabilidade. As organizações conseguem cuidar dos impactos ambientais, e ainda sim, gerar lucro com esses cuidados. Parece uma ideia muito distante das empresas, né? Porém, o que muita gente não sabe, é que independente de porte ou segmento, é possível ter um negócio lucrativo e de baixo custo (ambiental e empresarial).
Primeiro, precisamos entender o significado de sustentabilidade. Vamos lá?
O que é sustentabilidade?
Na prática, a sustentabilidade pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente e os recursos naturais para as gerações futuras. No meio corporativo, sustentabilidade nada mais é que o equilíbrio entre fatores ambientais, sociais e econômicos. Com isso, criou-se o conceito da sustentabilidade dentro das organizações, que consiste em 3 elementos:
- Ambiental: São ações que a empresas podem implementar para amenizar o impacto no meio ambiente;
- Social: Toda atitude voltada a qualidade de vida das pessoas ligadas a empresa;
- Econômico: O lucro da empresa. Desse modo, além de promover resultados positivos no meio ambiente, as ações contribuem com o bem-estar social.
Qual a importância da sustentabilidade para o meu negócio?
Resumidamente, a ideia é diminuir o impacto negativo que a organização pode causar ao meio ambiente, enquanto promove ações e a melhoria ambiental. Além disso, essa estratégia pode mudar a imagem da sua empresa, atraindo clientes mais ligados nas questões ambientais.
Para ter uma ideia, 3 a 4 consumidores com menos de 34 anos, estão dispostos a pagar mais caro por produtos sustentáveis. Se o seu público-alvo não for dessa faixa etária, não se preocupe, eles vão envelhecer e podem se tornar clientes em potencial.
Redução dos danos ambientais
Um dos maiores benefícios das políticas sustentáveis – é, de fato – a diminuição do impacto negativo que a produção tem no meio ambiente.
Imagine um sistema de combate a incêndio, o fogo promove um dano gigante ao ambiente dependendo de sua proporção, né? Esse sistema protege qualquer estrutura, residencial ou industrial – o que já é um ponto positivo para o meio ambiente.
Diminuição de custos
As práticas sustentáveis ajudam na redução dos custos de organização. Isso pois as ações adotam algumas alternativas econômicas, como: reaproveitamento de materiais, diminuição no consumo de água, economia de energia elétrica, aproveitamento de recursos e etc.
Imagem positiva da empresa
Com a adoção de políticas sustentáveis, a empresa reforça uma imagem positiva com o mercado e os consumidores. Além disso, a preocupação com o meio ambiente é um bom sinal de empatia.
Reduz o desperdício
Um dos aspectos mais importantes é a diminuição do desperdício, visto que a empresa passa a obter o consumo consciente.
Qualidade de vida dos colaboradores
Outro ponto super importante. Ao promover práticas sustentáveis, as ações contribuem na qualidade de vida dos funcionários. As práticas auxiliam na produtividade e em um ambiente mais saudável.
Como manter no meu negócio?
Algumas práticas sustentáveis podem ser linkadas a pequenas ações administrativas. É importante identificar quais são as áreas que aceitam tais mudanças na sua empresa e quais são as soluções. Além disso, é necessário localizar quais são os desperdícios rotineiros da empresa e buscar uma solução para eles. Nesse caso, podemos classificar como perda não só produtos, os custos e as horas trabalhadas dos colaboradores também. Por exemplo, o retrabalho de um funcionário em função de falhas cometidas na criação de uma bomba centrífuga ou em uma blindagem de carros, pode significar uma perda de tempo e dinheiro.
Para obter um melhor aproveitamento da sustentabilidade na sua empresa, promova o consumo consciente. Incentive a reutilização de materiais descartáveis e a diminuição do consumo de energia elétrica.
Por meio disso, você pode apoiar causas sustentáveis, como projetos inovadores e os movimentos sociais. Isso poderá ter impacto nos colaboradores e assim, a própria empresa vai desenvolver uma cultura sustentável.
*Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.