Entenda um pouco mais sobre os fatores que influenciam o setor em que você ou sua empresa atuam
Se você entrou nesse artigo, provavelmente está interessado em saber o que é o macroambiente e como você pode usá-lo para desenvolver um plano de marketing ou aplicá-lo em sua empresa.
Afinal de contas, saber exatamente onde sua empresa está inserida e quais os acontecimentos externos é algo fundamental e indispensável.
Esses fatores influenciam totalmente a organização e, se não analisada da forma adequada, você pode passar por graves imprevistos e ter um sério prejuízo no futuro.
Por essa razão, os ambientes de marketing foram criados e definidos para que o empreendedor saiba quais as influências que atingem sua empresa.
Ou seja, os ambientes de marketing são os fatores que mais te darão clareza sobre o seu negócio e o setor em que ele atua.
Quer saber como você pode analisar seu ambiente externo de marketing? Então nesse post nós vamos explicar sobre o conceito, e como você pode fazer sua análise de ambiente para se destacar no mercado e conseguir resultados muito positivos! Vamos nessa?
O que são os ambientes de marketing
Basicamente, os ambientes de marketing são todas as influências internas e externas ao seu negócio. Por essa razão, esses ambientes são separados entre ambiente interno e ambiente externo.
Com outras palavras, os ambientes de marketing se baseiam em todas as causas que influenciam – de forma positiva ou negativa – o seu negócio.
Imagine uma empresa que fabrica resina epóxi, por exemplo. Esse mercado está em alta, pois muitas pessoas compram o produto para decorar os móveis e objetos da sua casa.
Esse é um fator externo que influenciou todas as empresas do segmento. Analisar cada uma das causas e criar estratégias selecionadas é o que irá diferenciar sua empresa da concorrência!
Sabendo de todas as influências, além das estratégias, você também consegue melhorar o relacionamento com seu público e, é claro, se adaptar de acordo com as necessidades do mercado.
Afinal, nem todos os fatores são possíveis de ser gerenciados e controlados. Por essa razão, é importante ter um bom planejamento e promover as melhores estratégias para se adaptar da melhor forma no setor que sua empresa atua.
Abaixo, nós vamos ver de forma mais detalhada sobre o macroambiente, por isso, continue nos acompanhando!
Macroambiente
Como dissemos acima, o macroambiente são as causas e influências relacionadas ao setor em que você ou sua empresa atua.
Vamos supor que você atua com a fabricação de tela de proteção, por exemplo. O seu macroambiente será às influências econômicas, políticas, demográficas, tecnológicas, entre outras causas do seu setor. Veja mais sobre elas abaixo:
Ambiente demográfico
O ambiente demográfico diz respeito a como está a situação das características e comportamento das pessoas do seu setor.
Pegando o exemplo anterior, será que as pessoas estão cada vez mais utilizando a tela de proteção porque seus hábitos mudaram? Qual a faixa etária das pessoas que mais compram o produto? Elas possuem algum tipo de hábito em comum?
Essas são perguntas realizadas para analisar o ambiente demográfico. Ou seja, tudo que se relaciona com idade, sexo, ocupação, densidade, ou qualquer outra característica do público do seu setor devem ser analisadas.
Além disso, é importante ressaltarmos que as análises devem ser separadas entre as ameaças e oportunidades do seu setor, para assim, você ter mais clareza em quais objetivos e estratégias traçar.
Ambiente econômico e político-legal
Será que a economia geral e as mudanças na política e legislação atualmente estão interferindo de alguma forma no setor em que você atua?
Muita das vezes, o aumento do dólar, a troca e mudanças no governo, a elevação ou redução nas taxas de juros, entre outros, podem ser o fator crucial para muitas empresas entrarem em processo de falência, ou até mesmo se desenvolverem e terem oportunidades.
O ambiente econômico relaciona tudo da economia do país (e às vezes até externamente) com o seu setor.
Ambiente natural
Para você ter uma ideia, até mesmo as mudanças climáticas e o estado atual do meio ambiente podem, de certa forma, interferir no seu negócio.
Se você trabalha com galvanização a fogo, por exemplo. Será que esse tipo de processo de todas as empresas, ao longo prazo, pode trazer danos severos ao meio ambiente?
Pois a galvanização é um processo que impede a corrosão de algum determinado produto pela natureza. Além disso, de qual forma as mudanças climáticas podem influenciar esse negócio?
Verifique todas as oportunidades e ameaças do setor e trace estratégias diferenciadas para se adaptar com o ambiente que você está inserido!
Ambiente tecnológico
O ambiente tecnológico, como o próprio nome já diz, se trata de todas as influências tecnológicas que atingem o setor que você atua.
Esse ambiente é um dos mais fáceis de ser analisado, pois os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes na maioria dos setores.
No entanto, para as indústrias que fornecem algum tipo de matéria-prima, por exemplo, a chegada de novos dispositivos tecnológicos são uma grande ameaça, já que os mesmos dispositivos podem substituir os produtos.
Outro exemplo é a substituição das câmeras fotográficas pelos celulares e smartphones. Muitas empresas do ramo de fabricação de câmeras estão entrando em decadência. O que você acha disso?
Ambiente cultural
Por fim, temos também o ambiente cultural. Ele se relaciona a todas as tradições e culturas inseridas no público do seu setor. Será que a cultura atual do seu público, pode ser uma ameaça a longo prazo?
Ou será que há diversas oportunidades que podem ser aproveitadas, justamente pelo ambiente cultural demonstrar pontos positivos?
Lembrando que a cultura varia em uma série de fatores. Ela pode mudar, de acordo com a região, idade, nível e tempo de tradição das pessoas, entre outras questões.
A partir de todas essas análises, você pode saber exatamente em qual setor está inserido, além de criar estratégias totalmente focadas no que realmente interessa: nas melhorias e nos resultados do seu negócio!
Agora que você já sabe todos os macroambientes de marketing, o que está esperando para analisar em seu próprio negócio?
*Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.