Trata-se da grande chave para o sucesso de diversas empresas
Não existe possibilidade de falar sobre a Era Digital sem citar o papel da inovação nessa transformação. Isso porque ela é a grande chave para o sucesso das pequenas, médias e grandes empresas.
De modo geral, os empreendimentos adotam diversas tecnologias para melhorar a gestão do negócio. Com isso, os mais diversos processos são otimizados, e isso possibilita que negócios menores ganhem proporções globais.
Já é de conhecimento geral que, quando falamos em inovação, logo devemos considerar ideias inteligentes e inovadores. Pode até parecer que não, mas essas tecnologias irão transformar sua empresa e melhorar a qualidade do serviço e dos produtos produzidos.
Quando falamos de inovação, precisamos destacar a tecnologia da informação (TI). Isso porque ela possibilitou, com o passar dos anos, mudanças consideráveis.
Pense bem: você sabe como funcionava um empreendimento há duas décadas atrás? Não existia e-mail, lojas online, internet, marketing digital, redes sociais.
Toda a comunicação de uma empresa dependia de um único responsável. Atualmente, com o avanço tecnológico, a comunicação é praticamente instantânea.
A possibilidade de desenvolver uma loja online para sua empresa e colocá-la nas redes sociais é apenas um dos exemplos sobre a importância de adotar novas tecnologias no seu negócio.
Pensando nisso, desenvolvemos um artigo interessante sobre contar com a inserção de tecnologias no processo de gestão do seu empreendimento. Vamos nessa?
Conte com a tecnologia da informação
Bom, quando decidimos abrir um negócio precisamos ter bem claro quais os fatores fundamentais para que o sucesso seja alcançado.
Um deles, com toda certeza, é a análise e levantamento de tecnologias, uma vez que precisam ser capazes de suportar a operação que seu empreendimento dispõe.
Não é preciso de muito para perceber que , nas últimas décadas, as melhores empresas do mercado são aquelas que investem e desenvolvem tecnologia, caminhando, assim, pelo caminho da inovação e sendo altamente competitivo no mercado.
Uma empresa que conta com um TI estruturado, desenvolve um trabalho mais coeso e eficiente. Isso porque o uso desse tipo de tecnologia dá ao empreendimento uma oportunidade de avaliação intensa do desempenho do negócio. Assim, é possível planejar melhor as estratégias.
Pode parecer brincadeira, mas toda empresa, independente do segmento, precisa contar com um sistema de tecnologia muito bem elaborado.
Pensa comigo: um empreendimento de resina epóxi trabalha com a produção, venda e logística do material, certo? Existem inúmeras ferramentas capazes de desenvolver esses serviços de forma prática e eficiente.
É importante salientar que, ao adotar uma tecnologia da informação no seu empreendimento, você contará com diversas ferramentas que auxiliam em problemas complexos, além de traçar desenvolvimento contínuo do negócio.
A tecnologia auxilia nas tomadas de decisão
Em todo negócio a tomada de decisão é fundamental. Ela precisa ser feita com velocidade e precisão para que o retrabalho e resultados negativos não se tornem realidade na empresa.
É difícil apontar alguma organização que conquistou diversos resultados positivos sem ter passado por uma avaliação e pesquisa de satisfação. Isso porque é por meio dela que as tomadas de decisões acontecem.
Para realizá-las atualmente, podemos contar com algumas formas: pesquisas online, fóruns, blogs, grupos de discussão e, sem dúvida nenhuma, por meio de entrevistas pessoais.
Com o avanço da tecnologia, novas ferramentas foram criadas para que a pesquisa de satisfação fosse feita e as tomadas de decisões tomadas.
O Big Data e Google Analytics são exemplo disso. Com essas ferramentas é possível extrair informações importantes que podem impactar diretamente nas decisões do negócio.
O uso dessas diversas ferramentas possibilitaram ter respostas quase que instantaneamente, garantindo, assim, a precisão dos dados e minimização dos erros.
Uso do marketing para o crescimento do negócio
Não é de hoje que o segredo para o sucesso de qualquer empresa passa pelo marketing, não é mesmo? Simples: essa estratégia possibilita à gestão encontrar o público-alvo e, com isso, investir em ações para intensificar e potencializar o negócio.
De modo geral, podemos considerar o marketing como a união de áreas fundamentais em qualquer negócio: relações públicas, a publicidade, as promoções e as vendas. São elas que impactam nos resultados entregues à empresa.
Claro que o marketing é um modelo de negócio muito amplo, e que pode ajudar a potencializar seu negócio e conquistar novos clientes.
Nesse cenário, é fundamental destacarmos o marketing digital como grande fenômeno da era tecnológica, capaz de promover produtos e serviços a nível global de forma rápida, prática e eficaz.
O uso do marketing no meio digital possibilitou às empresas uma forma mais efetiva de conquistar novos clientes, atingir seu público-alvo e potencializar a divulgação do seu negócio.
Por exemplo, quando você trabalha com a produção e venda de um equipamento de proteção individual, você precisa ter certeza de quem é seu público-alvo, para que seja possível desenvolver ações para atingi-lo da forma correta.
Tudo isso resulta em apenas uma afirmação: resultados significativos para os negócios que resolvem investir nessa estratégia.
É importante ficar atento na satisfação do cliente
É certo que cliente insatisfeito é venda perdida e críticas disseminadas na internet. Isso pode possibilitar que outros potenciais clientes tenham acesso a esses feedbacks negativos e deixem de fechar negócio com sua empresa.
Perigoso para seu negócio, não é mesmo? Por isso ficar atento à satisfação do cliente é tão importante. E ter a percepção do nível de conforto do cliente com seus serviços não é possível sem um processo de suporte ao cliente em tempo real.
Um negócio só terá sucesso quando identificado o que o cliente precisa, quais seus comportamentos e o que eles acham dos serviços desenvolvidos pelo seu empreendimento.
E, não existe forma mais eficaz do que desenvolver uma comunicação efetiva entre empresa e cliente. Isso possibilita que o gestor entenda a demanda do comprador, assim como os problemas que eles enfrentam e no que podem melhorar.
Olha só, adivinha quem é o grande aliado das empresas que que esse contato seja eficaz e rápido: isso mesmo, a internet.
A tecnologia da informação possibilita que a empresa tenha acesso e contato com os clientes por meio de diversos canais: e-mails, redes sociais, newsletters ou mensagens de texto em seus smartphones.
Vale ressaltar que, atualmente, praticamente todas as empresas contam com um sistema de gerenciamento do relacionamento ao cliente (CRM). Ela serve, basicamente, para guardar dados importantes, assim como entender o padrão de comportamento do cliente e suas futuras necessidades.
*Esse artigo foi desenvolvido por Iago Martins, criador de conteúdo do Soluções Industriais