Novembro Azul: oito em cada 10 vítimas de Câncer de Próstata têm entre 50 e 79 anos

Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo são os estados de maior incidência

     Homens entre 50 e 79 são as principais vítimas de Câncer de Próstata, com 80,84% do total, segundo estudo realizado pela Orizon – empresa líder em serviços para os segmentos de saúde, seguros e benefícios. Foram analisados dados de 2014 e 2015, em um universo de 18 milhões de portadores de planos de saúde. Um total de 3.905 casos da doença foram registrados neste período.

 

Distribuição etária

Idade Quantidade Percentual
Até 19 11 0,28%
20-29 34 0,87%
30-39 82 2,10%
40-49 231 5,92%
50-59 926 23,71%
60-69 1385 35,47%
70-79 846 21,66%
80-89 337 8,63%
90-99 53 1,36%

 

           O Estado da Bahia foi o que apresentou o maior número de casos, com 15,87 beneficiários a cada 10 mil. Em seguida vem o Espírito Santo, com 8,72 para cada 10 mil. Seguidos por Rio Grande do Sul (6,51), Minas Gerais (6,43) e São Paulo (6,00).

          Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Este ano são estimados 61.200 novos casos da doença. As chances de cura aumentam em 90% quando a detecção é precoce, mas estudos comprovam que 87% dos homens admitem que o preconceito atrapalha na prevenção. 

          O estudo da Orizon constatou também que o tempo médio de internação dos pacientes no período analisado foi de cinco dias. “Dos 3.905 beneficiários analisados, 1.559 foram internados ao menos uma vez nos dois anos, representando 39,92% do total”, acrescenta a pesquisadora da Orizon, Silvia Drago.

          Os trabalhos da Orizon têm reconhecimento internacional da ISPOR (Intenational Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research), o maior fórum mundial fármaco-econômico do mundo. Nas edições dos últimos três anos, a Orizon teve mais de 10 estudos apresentados. A companhia oferece consultoria em Economia da Saúde e estudos para empresas, com o objetivo de fundamentar avaliações e direcionamento de investimentos em prevenção.