As redes sociais atuam como uma ferramenta de comunicação, fortalecendo também a relação entre as marcas e os consumidores
As redes sociais vem conquistando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Afinal, elas são as responsáveis por transformar as formas de comunicação pessoal, em grupo e profissional.
Sendo assim, os canais virtuais são ótimas ferramentas do marketing digital para que as empresas alcancem o público-alvo e atenda os consumidores de forma personalizada e mais atrativa.
Com as suas especificações, elas são um canal em potencial para as estratégias industriais. Para se ter uma ideia, de acordo com o Digital in 2018: The Americas, 62% dos brasileiros são ativos nas redes sociais e 58% desses usuários utilizam serviços de buscas para encontrar produtos ou serviços na internet.
Esse índice mostra que grande parte da população recorre a internet para solucionar os seus problemas. Nesse sentido, é fundamental que a indústria esteja onde o cliente está.
Por isso, preparamos este post para apresentar a importância das redes sociais na indústria e seus benefícios com uma boa estratégia aplicada. Boa leitura!
Qual a importância das redes sociais para a indústria?
Não há como negar a importância das redes sociais com as transformações digitais. Afinal, são 3,4 bilhões de usuários no mundo trocando informações, experiências e aumentando a sua rede de contato.
Dentro deste número, temos executivos, trabalhadores, especialistas, técnicos em piso de concreto ou de construção civil, por exemplo, e pessoas que, de fato, tomam as decisões de compra.
As redes sociais atuam como uma ferramenta de comunicação entre as pessoas, fortalecendo também a relação entre as marcas e os consumidores. Por isso, elas se tornaram decisivas no processo de compra.
Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin são ótimos exemplos de interação corporativa. Essas canais são ferramentas poderosas para alcançar o público-alvo, conquistá-lo e, consequentemente, divulgar os produtos e serviços da organização.
Para se ter uma ideia, cada usuário de rede social permanece conectado 116 minutos diariamente. Sendo assim, durante esse período, há inúmeras oportunidades da sua empresa se tornar visível e, consequentemente, atraindo mais clientes.
Além dessa potencialidade no alcance, confira alguns benefícios que merecem ser destacados!
Vantagens das redes sociais
Como mencionamos anteriormente, não fica difícil entender que estar online é marcar presença no mercado e, ainda, durante 24 horas. Sendo assim, confira as 3 vantagens principais das redes sociais!
1. Visibilidade
Interagir nos canais digitais como o Facebook, Instagram e o Linkedin são ótimas maneiras de marcar presença no mercado e, consequentemente, tornar a marca uma autoridade no assunto.
Entretanto, é preciso elaborar estratégias inteligentes para alcançar o público-alvo e ser reconhecido como uma referência na área de atuação.
Vídeos institucionais, por exemplo, como falar de um projeto spda ou a visão de uma indústria, de forma criativa e envolvendo toda a equipe, são ótimas maneiras de atrair o consumidor, já que esses conteúdos podem ser compartilhados nas redes sociais.
2. Proximidade e engajamento
É inevitável falar de redes sociais e não pensar no engajamento do público. Por isso, as publicações devem ser planejadas por meio de um cronograma periódico.
Dessa forma, o seu público-alvo terá sempre novidades sobre o seu negócio e ficará ainda mais próximo da sua marca.
Além disso, as redes sociais permitem que a relação entre marca e consumidor seja aprimorada, fazendo com que ele veja a organização de forma confiável e relevante.
Isso pode ser feito por meio de conteúdo relevante, interação nos comentários, no auxílio de questionamentos e, ainda, com um atendimento mais personalizado.
3. Segmentação
Diante de um número tão grande de usuários na internet, é fundamental segmentar o seu público com ações direcionadas dentro de cada rede social.
Você pode direcionar as suas campanhas para um grupo que realmente precise das soluções da sua marca, levando em conta região geográfica, salário, faixa etária, cargo (profissional de elevador de escada ou um arquiteto, por exemplo) e interesses.
Dessa forma, você investe os seus recursos a um público que realmente irá proporcionar retorno. Além disso, vale lembrar que é fundamental mensurar os resultados dessas ações, para identificar pontos que precisam ser melhorados e potencializar o que está dando certo.
Pronto para investir nas redes sociais?
Agora que você já sabe as vantagens das redes sociais, não perca mais tempo, marque presença digital e aumente as chances de oportunidades para a sua indústria!
*Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.