Rede Lojacorr alerta para ações das seguradoras em prol dos clientes e do emprego dos corretores devido ao coronavírus
Análises vem sendo feitas pelas companhias de seguros e pela Rede Lojacorr, sobre as dificuldades financeiras que os segurados do Brasil poderão sofrer por conta da pandemia do coronavírus.
Com isso, medidas vêm sendo tomadas pelas seguradoras para flexibilizar as renovações dos seguros e manter as apólices vigentes, visando a extensão da proteção aos segurados e a manutenção das carteiras dos corretores, bem como os recebimentos das companhias.
As facilidades das condições de pagamento objetivam manter o ciclo econômico do seguro menos frágil frente aos impactos do baixo giro de capital brasileiro.
De acordo com Bruna Schewinski, gerente de Mercado da Rede Lojacorr, as rápidas ações das companhias vêm permitindo menos impactos das quebras de contrato, fazendo com que o cliente continue protegido, mesmo com sua renda mais comprometida e as incertezas econômicas de suas provisões.
Além disso, a preocupação da Rede é também com a saúde financeira dos profissionais de seguros e das companhias, já que se trata de um mercado que cresceu mais de 12% em 2019, de acordo com a CNseg, e que até 2018 eram 98 mil corretores pessoas física e jurídicas no Brasil, segundo a SUSEP, fora os profissionais colaboradoras das companhias segurados.
“É um mercado que gera muitos empregos diretos e indiretos, e atende muitas famílias. Por isso, é preciso pensar em atitudes que possam minimizar os impactos econômicos do coronavírus, para manter os empregos desses profissionais, o sustento das famílias, a rentabilidade e perenidade das seguradoras e, principalmente, a proteção dos clientes”, explica a gerente.
HDI Seguros
A HDI Seguros está garantindo o mesmo valor nas renovações dos produtos Auto Perfil e Auto Funcional para vencimentos até 10 de junho de 2020. Entretanto, pode até ser mais baixo no caso de cerca de 50% dos clientes da companhia, desde que mantidas as mesmas coberturas, serviços e informações de risco do ano anterior. Esta condição também é válida para apólices com sinistro na vigência anterior. Já no caso de frota, a seguradora garantirá o preço do ano passado.
Desde o dia 1º de abril, a HDI disponibiliza todas as renovações com final de vigência para os próximos 70 dias, para antecipar as renovações e deixar os clientes mais tranquilos. Já está válida também a extensão de prazos de pagamento.
Para o cliente Auto Perfil que opte por débito em conta, o prazo pode chegar a 10 vezes sem juros. A companhia também está oferecendo benefícios na validade de cotações, cobertura automática, vistoria, produtos patrimoniais, seguro de transportes, RC Ambiental, Riscos Diversos e Rural, além de regularização de cobranças em atraso e renegociações.
Tokio Marine
Já a Tokio Marine também pensou num plano de contingência até 31 de maio para apoiar seus clientes, que vão desde facilidades nas vistorias, ampliação das vistorias virtuais e dispensa para algumas renovações. Haverá ainda prorrogação de sete dias para o carro-reserva, para os clientes de Auto que tiverem interesse, isenção de taxa de devolução em qualquer agência e aumento do prazo de concessão de bônus. Referente a seguro residencial, a Tokio Marine está dispensando várias inspeções, assim como nos seguros de condomínios. A empresa está mantendo o valor da apólice anterior para Auto Individual, Residencial e Condomínio.
No caso de seguro transporte, a companhia prestará suporte e guarda da mercadoria por até 48 horas no caso de motoristas que apresentem sintomas da Covid-19 ainda em trânsito. A empresa está suspendendo a cobrança do prêmio mínimo de todas as apólices com faturamento mensal referente a abril e maio, sendo que a cobrança será feita somente pelo prêmio calculado com base na taxa de apólice, para pequenas e médias empresas. Serão aceitas ainda as renovações de apólices com 50% de sinistralidade, nos mesmos termos e condições.
Bradesco Seguros
A Bradesco Seguros também possui novidades e processos mais simplificados no Seguro Auto. Para a modalidade Individual, o pagamento pode ser feito em até 10 vezes, incluindo novos negócios e renovações. Independente do canal de comercialização, o processo de renovação simplificada é válido para todos os pagamentos em débito em conta Bradesco, que garante a continuidade da cobertura. Está mantida a mesma formatação e dados, o prêmio de renovação será igual ao da apólice vincenda, mesmo para seguros com perda de uma classe de bônus. As novas renovações, em algumas situações, ainda poderão contar com desconto n prêmio de até 5%. No caso de Seguro Frota, poderá ser feito o pagamento em até 10 vezes sem juros para qualquer modalidade, incluindo novos negócios e renovação, e a precificação também está mais flexível.
Os canais de atendimentos digitais das companhias estão sendo reforçados para agilizar as interações com os segurados.
Com o propósito de ajudar o brasileiro a se proteger mais e melhor é que a Rede Lojacorr busca a contínua melhoria das relações entre seguradoras, corretoras, corretores e segurados, tal como um facilitador de negócios, afim de gerir uma cadeia de soluções que fortaleça o mercado segurador e da proteção.