Venha descobrir neste post sobre os maiores benefícios e vantagens do Simples Nacional em sua empresa
Se você é dono do seu próprio negócio, então provavelmente já ouviu falar no regime de tributação do Simples Nacional, não é mesmo?
Esse regime está se tornando cada dia mais popular. Afinal, 87% de todos os pequenos negócios brasileiros são optantes pelo regime simplificado e tributação, segundo pesquisas realizadas pelo Data Sebrae, em 2018.
Por sua vez, o Simples Nacional é um regime que unifica e simplifica todos os impostos federais, estaduais e municipais em uma única guia de pagamento.
Ele foi criado em 1996 e reformulado Lei Complementar nº 123/06, com a proposta de tornar os processos de recolhimento e declaração de imposto de renda mais simples para os micro e pequenos empreendedores, e por isso, ele apenas atende as empresas que chegam ao faturamento bruto máximo de até R$ 4,8 milhões por ano.
Mas afinal, será que vale a pena optar por esse regime? Quais as vantagens que ele pode oferecer ao meu negócio? Posso ter uma melhor saúde financeira aderindo a essa escolha? Atuo em nicho e vendo produtos como etiqueta código de barras, posso ter vantagens com o regime?
Se você não sabe se deve optar pelo Simples Nacional em sua empresa, nós elaboramos este conteúdo para explicar quais as suas principais vantagens e benefícios! Confira:
1- Unificação da arrecadação dos impostos
Não podemos iniciar esta lista sem mencionar um dos maiores motivos pelos quais os empreendedores optaram pelo regime: a unificação de todos os impostos.
Isso, pois o Simples Nacional foi desenvolvido pelo Governo Federal justamente com a proposta de reduzir a burocracia das empresas e incentivar os empreendedores a se formalizarem.
Ou seja, os empreendimentos que podem ser enquadrados neste regimes possuem uma rotina de obrigações mais facilitada.
Ao todo, são 8 tributos federais, estaduais e municipais unificados. Imagine ter menos burocracia e facilidade em calcular todos estes impostos!
2- Redução dos custos e dos impostos
Outra vantagem do regime tributário do Simples Nacional, é que os empreendedores que optam por esse regime não precisar pagar a quantia de 20% do INSS Patronal, além de também poderem baixar a sua carga tributária.
No entanto, vale destacar que o Simples Nacional possui impostos diferentes, de acordo com o anexo que a empresa é encaixada.
Por isso, se sua empresa é do segmento de porta contra incêndio, por exemplo, não deixe de analisar a porcentagem da alíquota junto a um profissional contábil qualificado.
3- CNPJ único
Um dos maiores desafios dos empreendedores que estão formalizando a sua empresa é se cadastrar em todos os órgãos municipais, estaduais e estaduais para obter as documentações necessárias.
Com o Simples Nacional, isso já não é mais necessário! Isso porque o CNPJ passa a ser o único identificador da empresa.
4- Abrange muitas áreas
Mais uma boa notícia do Simples Nacional é que diversas atividades estão incluídas no regime e podem ser optadas!
Por isso, é extremamente importante observar se o seu ramo de atividade também está inserido no regime. Se você atua com a venda de produtos de decoração, ou deseja ter uma empresa de corte a laser, verifique com seu contador sobre as possibilidades do regime!
E aí, o que você achou do nosso conteúdo? Gostou do post? Conta pra gente! Queremos saber sobre a sua opinião.
*Este artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.