Porto Seguro Auto dá dicas para que os motoristas não tenham problemas e prejuízos no futuro
Deixar o carro parado durante um certo período, às vezes, pode ser necessário, principalmente em tempos atuais de quarentena. Mas os motoristas precisam ficar atentos a cuidados importantes para evitar qualquer defeito no futuro decorrente da falta de uso. O diretor comercial da Porto Seguro no Rio de Janeiro, Marcos Silva, dá algumas dicas de como preparar o carro durante e após esse período de paralisação do veículo.
Antes de guardar, lavar o carro
É fundamental fazer uma limpeza completa, por fora e por dentro, para evitar que restos de comida no interior do veículo atraiam animais. Secar o carro, principalmente por dentro, também é outra etapa importante para evitar mofo, assim como retirar os carpetes e guardá-los em um lugar seco e arejado.
Independentemente do local escolhido pelo motorista para deixar o carro parado, é importante usar uma boa capa automotiva de algodão macio, do tamanho certo, e evitar plástico, que pode arranhar a lataria e danificar a pintura.
Retire os limpadores do para-brisa
Um erro bastante comum é esquecer os limpadores do para-brisa. Quando a borracha fica parada por muito tempo, ela começa a derreter e a grudar. Por isso, é recomendável retirar os limpadores e guardá-los ou apenas deixá-los afastados do vidro, se o carro estiver localizado em um lugar seguro.
Cuidado com a bateria
É importante desligar os dois polos da bateria, principalmente porque sistemas como alarmes e rastreadores consomem a bateria mesmo quando o carro está desligado. “Caso o motorista não consiga desligá-la, ele pode dar a partida no carro durante cerca de 30 minutos, que são suficientes para o motor atingir a temperatura de funcionamento e de lubrificação. Antes de fazer isso, é essencial verificar se a garagem é fechada. Caso seja, é preciso colocar pelo menos a traseira do carro para fora, evitando assim a intoxicação pelo monóxido de carbono”, afirma Marcos Silva.
Não ligar o ar-condicionado na partida do carro
É fundamental não ligar o ar-condicionado na partida do carro, especialmente nos primeiros minutos, porque isso faz com que a temperatura do motor demore mais tempo para ser atingida, além de sobrecarregar a bateria na hora de dar a partida. O ar-condicionado deve ser ligado apenas quando o motor atingir a temperatura de trabalho, possibilitando a lubrificação do compressor, embreagem do compressor, mangueiras e tubulações.
Verificação dos pneus
Mesmo sem rodar, o peso do carro vai pressionando os pneus e eles vão esvaziando lentamente. Por isso, aproveite esse momento para calibrar os pneus, sempre com a pressão máxima indicada no manual do carro, nunca acima, caso contrário, o pneu pode ser danificado. Se o limite for ultrapassado, o peso pode começar a achatar os pneus até deformá-los.
Atenção ao óleo lubrificante e ao combustível
Quando o óleo fica parado por muito tempo em um carro, mesmo com o motor desligado, ele começa a oxidar e perde suas propriedades de lubrificação. Por isso, antes de deixar o veículo parado por um tempo, é preciso trocar o óleo do motor, o filtro e o fluido de freio. Verificar se a tampa do reservatório está bem fechada também é importante para evitar a entrada de umidade.
Em relação ao combustível, as preocupações são menores, uma vez que as opções disponíveis atualmente no mercado suportam de dois a três meses no tanque sem prejudicar o sistema de injeção ou ignição quando o motorista dá a partida.
Colocando o carro na rua
Após seguir essas dicas, quando chegar a hora de rodar novamente com o carro, basta lavar o veículo mais uma vez, calibrar os pneus, abastecê-lo com combustível novo e verificar o nível de óleo e outros fluidos.
Em qualquer caso de emergência ou para uma simples revisão, o segurado pode contar com o auxílio do seu Porto Seguro Auto, solicitando o serviço por meio dos canais digitais de autoatendimento como:
• Whatsapp : O cliente pode verificar e solicitar os acionamentos, para auto ou residência (guincho, táxi, chaveiro, troca de pneu, troca de bateria, linha branca, elétrica, hidráulica). Também é possível acompanhar o deslocamento do prestador que está em curso para atendimento. O segurado adiciona o (11) 3003-9303 – o número não tem o 9 na frente – e, ao acionar o canal, recebe a mensagem da Assistente Virtual para escolher entre as opções disponíveis.
• App Auto: Permite solicitar serviços de motorista da vez, táxi para continuação da viagem em caso de acidente ou pane com o veículo e serviço de leva e traz ao centro automotivo.
• Portal do Cliente: O segurado acessa e cadastra aqui.
• Chat – Outro importante e ágil canal de atendimento para informações ao segurado.