Adquirir crediários de forma fraudulenta, com uso de documentos falsos, ou mesmo utilizar cartão de plano de saúde de terceiros para efetuar compras de medicamentos, implicando em golpes junto à operadora de saúde. São dois exemplos simples que reforçam a importância dos cidadãos, empresas e instituições em buscar tecnologias de identificação, a fim de inibir fraudes e a falsificação de documentos. A segunda edição do Biometrics HITech Biometrics and Human Identification Technology Expo, Business & Conference, único evento do país especializado no segmento de biometria e identificação humana, apresentou, de 08 a 10 de novembro deste ano, as últimas novidades a dispor do mercado nacional.
Durante o 2º Biometrics HITech, a empresa Thales apresentou um documento de identificação com os dados biométricos criptografados (com leitura de digitais, íris e face) que não permite falsificação. O documento pode ser utilizado pelo varejo e em empresas de saúde, pois evitam fraudes na compra de produtos e/ou serviços, como as já exemplificadas.
A Gemalto expôs novas carteiras de identidade, que contêm um chip com leitura biométrica, atendendo a três funções distintas, ou seja, identificação, autenticação e assinatura, proporcionando segurança, confidencialidade e abrindo as portas para os serviços eletrônicos. O novo documento possui várias aplicações como em administrações locais, delegacias, bancos, setor social, saúde, entre outros.
A solução proposta pela Formalizar e-Signature garante a cultura da assinatura a punho no mundo digital. Com validade jurídica, a solução confere alto nível de segurança de documentos eletrônicos (mesmo em uso remoto), uma vez que consegue identificar a autenticidade da mesma, por meio de armazenamento de dados comportamentais do assinante, tais como: pressão (da mão na hora de assinar), velocidade, aceleração e inclinação da caneta.
Estas são algumas das novas tecnologias apresentadas no 2º Biometrics HITech. Tratam-se de ferramentas com grande potencial de contribuição na ampliação da oferta de serviços, desburocratização, proteção de pessoas, mitigação de fraudes e crimes de falsificação de documentos, que estão cada vez mais ao alcance dos cidadãos, empresas e instituições públicas e privadas, a partir o uso de biometrias e tecnologias de identificação humana.
Além de expor tecnologias de ponta, o 2º Biometrics HITech também promoveu intensa discussão em torno do tema da identificação humana, em Congresso internacional com mais de trinta palestras e, em sua Business Arena, debateu o grande potencial de uso de tecnologias biométricas em Bancos, pelo INSS e no segmento de gestão de Recursos Humanos. “Único evento especializado no Brasil, o Biometrics HITech tem o foco em negócios”, ressaltou Luciano Baptista, organizador do evento, adiantando que a terceira edição será em setembro de 2017, em Brasília, em realização conjunta Congresso Brasileiro de Identificação da Federação Nacional dos Profissionais em Papiloscopia e Identificação (Fenappi).