Seguros garantem Depósitos Recursais e dão liquidez às empresas

Seguros garantem Depósitos Recursais e dão liquidez às empresas

Modalidade ganha destaque em meio à pandemia de coronavírus

Sabemi

Diante da pandemia de coronavírus é preciso fazer cada vez mais escolhas em um curto espaço de tempo. Todo empresário, além de otimizar os custos para manter as operações, deve estar atento às opções securitárias – que podem trazer uma significativa economia de recursos e evitar que situações inesperadas possam inviabilizar a continuidade das atividades.

Uma pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aponta que tramitavam, ao menos, 80 milhões de processos judiciais no Brasil em 2018. Neste sentido, fica evidenciada a importância dos seguros que garantem depósitos recursais. “Essa modalidade de seguro relativamente nova é de extrema importância para as empresas, principalmente no cenário atual. As corporações que possuem grande número de funcionários têm como reflexo expressivo o número de eventuais processos trabalhistas. Através do Seguro Garantia Depósito Recursal, a empresa consegue garantir o valor exigido para recorrer da decisão sem ter que prejudicar o caixa e imobilizar recursos”, explica Ricardo Géo, sócio-fundador da Deal Seguros, especializada na consultoria de riscos e corretagem de seguros para o segmento corporativo.

Ricardo Géo é sócio-fundador da Deal Seguros / Divulgação
Ricardo Géo é sócio-fundador da Deal Seguros / Divulgação

Ainda de acordo com o especialista, cresceu a procura por todos os tipos de garantias judiciais. “É uma forma extremamente inteligente, legal e ágil de permitir a manutenção da liquidez das empresas, bem como retornar ativos e valores depositados em juízo ao caixa”, revela ao enfatizar que este tipo de cobertura é recomendada para negócios com alto volume de colaboradores, demissões e turnover.

Ricardo Géo reitera que apenas um corretor de seguros habilitado poderá realizar as devidas orientações para a correta contratação deste tipo de solução. “O corretor especialista certamente conseguirá apresentar condições e custos diferenciados, dado seu volume de produção junto às companhias e conhecimento para melhor formatação do negócio”, acrescenta.

Diego Campos é Gerente de Garantia da THB / Divulgação
Diego Campos é Gerente de Garantia da THB / Divulgação

Para o Gerente de Garantia da THB, Diego Campos, essa opção ainda garante maior liquidez aos empreendimentos. “Anteriormente os valores dos recursos eram caucionados em dinheiro. Com a emissão de apólices, ao invés de caução em dinheiro, as empresas podem utilizar tais valores em sua atividade fim, sem onerar seu capital de giro”, justifica.

Campos ainda destaca uma recente instrução do CNJ, que permite a substituição de valores já depositados por Seguro Garantia Depósito Recursal. “Foi uma ótima notícia. Anteriormente havia a possibilidade de emissão apenas para novos recursos e não para substituição. Essa normativa abriu a possibilidade das empresas solicitarem a substituição de valores que estavam parados há anos nos processos, fazendo com que os mesmos retornem para seu caixa”, completa.

Nicholas Weiser é Diretor Comercial da EZZE Seguros / Divulgação
Nicholas Weiser é Diretor Comercial da EZZE Seguros / Divulgação

Segundo Nicholas Weiser, Diretor Comercial da EZZE Seguros, as empresas interessadas em contratar este tipo de cobertura devem passar por uma análise de crédito nas seguradoras. “São levados em conta todos os indicadores financeiros e operacionais para aprovação do crédito. Este tipo de contratação é recomendado para qualquer empresa, desde que a mesma tenha solidez financeira e operacional”, demonstra.

Weiser ainda lembra que os custos do Seguro Garantia Depósito Recursal são muito mais competitivos que as fianças bancárias dos bancos. “Nesta época de crise, a modalidade de garantia judicial é, de fato, uma importante solução para as empresas em buscar a substituição de depósitos judiciais pelo seguro e trazer este valor para o fluxo de caixa ou para que a empresa não tenha de fazer o depósito em novas ações judiciais com a apresentação da apólice”, afirma.

Além disso, a modalidade pode representar ganhos diferenciados aos profissionais da corretagem de seguros. “Toda a equipe da EZZE está à disposição para apoiar da melhor forma os corretores que já trabalham com Seguro Garantia e orientar quem deseja iniciar a comercialização desta importante solução para as empresas. Além dos seguros tradicionais, essa modalidade é uma importante solução para cross selling junto a carteira dos corretores. Existem, ainda, cursos bastante acessíveis, além diversos materiais e conteúdos educativos nos meios digitais. As informações também estão disponíveis nos sites das seguradoras”, encerra ao salientar que a seguradora também tem gerado diversas publicações nas redes sociais e participado de outras ações como lives e webinars.

Confira esta e outras reportagens na edição 209 da Revista Seguro Total: