Empresário cria plataforma com a tecnologia que proporciona aos visitantes uma experiência semelhante ao mundo real
Com a pandemia da covid-19, o mundo está vivendo um novo cenário marcado pelo distanciamento social e, consequentemente, pela proibição de eventos que contenham aglomerações de pessoas. Diante de tudo isso, será o fim dos cinemas, shows e feiras de negócios, por exemplo? Certamente não, afinal para tudo há uma solução. Para os dois primeiros, uma das soluções encontradas é o drive in que permite as pessoas se entreterem com filmes e espetáculos de música dentro de seus carros.
Mas, e quanto às feiras? Se depender do empresário Fabio Costa, CEO da Agência Casa Mais, empresa pioneira em realidade virtual (VR) no Brasil, elas também continuarão acontecendo. O empresário desenvolveu uma plataforma com a tecnologia VR, a REUNI, que permite aos usuários visitarem uma feira online, como se estivessem dentro dela, graças à experiência imersiva da realidade virtual, que vai muito além de um simples encontro online.
“O REUNI permite a criação de uma feira de negócios, dentro de um pavilhão de exposições, que não se restringe apenas ao público que poderia participar presencialmente, como passa a ser disponibilizada ao mundo inteiro”, afirma Costa.
De acordo com o CEO, em conjunto com o cliente, a equipe da plataforma cria os elementos virtuais da feira que são estandes em 3D, contendo itens como informativos, televisores com apresentação da empresa e de seus serviços, entre outros. Além disso, é possível inserir nos estandes recepcionistas em 3D e hologramas de diretores das empresas, cujos áudios são acionados por aproximação, para receber os visitantes. “O mesmo sistema de aproximação também pode ser utilizado com elementos como cartazes, totens, banners e outros produtos expostos por hologramas”.
Para deixar a visita ainda mais interessante, Costa ressalta que a plataforma REUNI permite a inserção de diversos outros elementos interativos, como a entrada em ambientes em 360 graus, por meio de vídeos ou fotos. “Assim, é possível, por exemplo, não somente mostrar algum produto por meio das telas virtuais, mas também levar o visitante até a fábrica onde ele é produzido, dando liberdade para que ele veja as etapas de fabricação”, completa.
E quando se trata de feiras de negócios, também não podem faltar palestras e bate-papos que contribuem para o aprendizado do público. No ambiente virtual, também é possível tal experiência por meio da criação de portas de entrada para lives.
Além da realidade virtual, ainda é possível utilizar a realidade aumentada que mescla elementos virtuais e reais. “Usando o seu próprio celular ‘real’, o visitante pode ver uma animação virtual e a magia da realidade aumentada acontecer, mostrando algum tipo de informação ou elemento de forma inovadora.”
Para adentrar todo esse universo, o visitante deve, apenas, acessar um link e fazer um cadastro e, a partir daí, receber as instruções sobre o que encontrará na feira virtual. Para caminhar pelo pavilhão, ele precisa usar as teclas direcionais do teclado, além de ter a opção de andar num ambiente 360º, vendo tudo ao redor, por meio da tecla TAB.
A fim de que a experiência seja mais interessante ainda, o usuário tem à disposição um botão de menu, que lhe permite alterar a qualidade da imagem do cenário 3D. E, para quem precisa de uma visita mais rápida, é possível ir para qualquer estande clicando nele em um mapa interativo.
Costa afirma que a feira também pode ser acessada pelo celular, via aplicativos, ou por meio de óculos de Realidade Virtual, que tornam a experiência ainda mais imersiva, já que o visitante consegue “andar” pela feira virtual, olhando ao redor, à medida que mexe a cabeça, como se estivesse num ambiente real.
Mas, para tornar o cenário ainda mais real, o CEO conclui que é possível interligar a feira virtual com a plataforma REUNI de Web Conferências, para que, assim como em um evento real, os participantes consigam conversar entre eles, por meio do sistema de áudio 3D ou via chat.
Para saber mais, basta acessar o link do vídeo que mostra o funcionamento da feira ou o link oficial da plataforma.