Agência internacional considerou que a cooperativa oferece baixa expectativa de risco e inadimplência no curto e longo prazo, respectivamente
A Unicred SC/PR foi avaliada com conceito A–(bra) F2(bra) pela Fitch Ratings. A agência internacional é uma das três maiores em todo o mundo no setor de avaliação de crédito. Os ratings obtidos pela cooperativa refletem, principalmente, o suporte prestado por todas as entidades cooperativas singulares vinculadas à instituição. De acordo com a avaliadora, a Unicred SC/PR responde a maior parte dos critérios da metodologia para a classificação de estruturas bancárias cobertas por mecanismos de suporte.
Para o Presidente da Unicred SC/PR, Remaclo Fischer (Foto/Divulgação), “a central cumpre o papel de suporte às cooperativas, baseando-se na credibilidade da estrutura de governança implementada e profissionalização da gestão na Central e Singulares, buscando sempre mecanismos de otimização de recursos e atendimento diferenciado e de qualidade para os mais de 70 mil cooperados atendidos nos estados de Santa Catarina e Paraná”. O Presidente acrescenta ainda que “a avaliação da Fitch chancela o trabalho realizado interna e externamente, fortalecendo não só as cooperativas do Sistema Unicred, mas a força e o crescimento do cooperativismo”.
De acordo com a escala de rating de longo prazo o conceito obtido pela Unicred SC/PR A-(bra) corresponde a uma baixa expectativa de risco de inadimplência. Referente ao curto prazo o ranking coloca a cooperativa com F2(bra), ou seja, com boa capacidade de pagamento.
Na visão da Diretora de Supervisão e Riscos, Silvana Parisotto Agostini, o rating concedido por uma agência renomada como a Fitch no momento de forte impacto provocado pela pandemia de Covid-19 “reforça o papel de solidez patrimonial realizado até o momento. Pois mesmo diante de tantas incertezas no sistema financeiro a Unicred SC/PR reflete a boa capacidade de pagamento de curto prazo com uma baixa expectativa de risco de inadimplência de longo prazo.”
A Fitch compõe a tríade das principais agências de avaliação de crédito no mundo, divulgando constantemente relatórios que norteiam as ações de investidores. O estudo realizado leva em consideração, por exemplo, as dívidas das empresas e a sensibilidade ao risco.
Cooperativas singulares obtém excelentes resultados
Além da Unicred SC/PR, que tem por objetivo integrar as seis cooperativas singulares nos dois Estados do sul do país, foram avaliadas também a Unicred Florianópolis e Unicred Sul Catarinense. Elas receberam, respectivamente, conceitos A(bra), F1(bra) e A-(bra), F2 (bra).