Iniciativa visa aprimoramento constante da qualidade e do bom atendimento
A DAF Caminhões Brasil acaba de treinar 400 profissionais da sua rede de concessionárias. O período de isolamento social estimulou a ampliação dos cursos online feitos pela marca, o que permitiu maior adesão e a continuidade do planejamento de capacitação profissional. A iniciativa visa o aprimoramento constante da qualidade e do bom atendimento.
Até junho, foram 35 turmas online para treinamentos direcionados à área comercial, técnica e peças. As aulas são realizadas em videoconferência e foram adaptadas para ganhar mais dinamismo e garantir o aprendizado. O modelo online também reduziu as despesas com deslocamento.
“Já tínhamos alguns treinamentos neste formato antes do Covid-19. Sempre achamos que a flexibilidade, o custo e a conveniência em realizar o treinamento a distância eram pontos importantes. Aproveitamos o momento para investir ainda mais na modalidade. Acreditamos que a utilização deste formato permanecerá em alta, mesmo após a eliminação das restrições de viagens e agrupamento de pessoas”, acrescenta Adcley Souza, Diretor de Desenvolvimento de Concessionárias da DAF Caminhões Brasil.
Cursos
Os treinamentos comerciais online têm o objetivo de manter as equipes da Rede de Concessionárias DAF atualizadas quanto ao mercado e, também, sobre o desenvolvimento dos processos de vendas e ferramentas de trabalho, como o Customer Relationship Management (CRM). Na parte técnica, foram realizados cursos de garantia, diagnóstico, análise técnica e processos de atendimento de serviço. Na área de peças, houve capacitação de turmas do novo sistema Focus, turmas sobre componentes Originais DAF e linha TRP, além de peças remanufaturadas.
“A Rede tem visto os treinamentos de forma muito positiva. No novo formato, as sessões de treinamento são mais curtas e distribuídas ao longo de um calendário mensal, para cada área da concessionária: vendas de caminhões, peças e serviço. Desta forma, procuramos otimizar o calendário, adequando o melhor horário e dia da semana para que cada profissional possa dedicar uma ou duas horas do seu tempo para o aprendizado. O concessionário também se beneficia pelo fato de que os seus colaboradores não se ausentam por vários dias do trabalho para realizar os treinamentos”, acrescenta Adcley.