Projeto envolve a terceirização de ativos e serviços e permite à empresa concentrar ainda mais a atenção em seu core business
Com o objetivo de otimizar a infraestrutura de TI e melhorar a qualidade do atendimento aos clientes internos (atendentes e demais colaboradores), a Caixa Seguradora, uma das maiores empresas de Seguros, Previdência, Consórcios, Capitalização, Saúde e Odontológico do país, anuncia a renovação de dois projetos com a Microcity – empresa brasileira líder em outsourcing de serviços e ativos para infraestrutura de Tecnologia da Informação, um de terceirização de ativos de TI e outro de Service Desk.
O projeto de terceirização de ativos, que teve início em 2012, envolve 2.000 equipamentos (desktops, notebooks e monitores) alocados pela Microcity nas empresas que formam a Caixa Seguradora, a Previsul e a Odonto Empresa. Antes, os equipamentos de TI eram comprados pela própria empresa e renovados à medida que havia a necessidade de troca. “Além de controlar a defasagem das máquinas, também éramos responsáveis pela compra de peças para manutenção, o que demandava uma dedicação da equipe interna”, revela Ricardo Nogueira, gerente executivo na Caixa Seguradora.
No projeto de Service Desk, oito profissionais da Microcity atuam, desde 2014, dentro da estrutura da Caixa Seguradora e de suas filiais prestando todo o atendimento técnico necessário, como eventuais paradas em equipamentos de telefone, sistemas operacionais, softwares e hardwares, problemas em gerenciadores de e-mail, falhas de segurança, gerenciamento de permissões, etc. Ao todo, as chamadas para o Service Desk chegam a somar 1.300 ligações mensais. “Ao delegar o Service Desk à Microcity ganhamos agilidade para resolver os problemas antes que eles impactem nos resultados do nosso negócio. Aspectos como logística, implantação e gestão de manutenção da TI deixaram de ser problema. Estamos agilizando os processos e poupando mão de obra interna. Consequentemente, conseguimos concentrar o foco de atuação em nosso core business”, destaca Ricardo.
Além de oferecer a mão de obra alocada na Caixa Seguradora, a Microcity forneceu, em parceria com a HP, uma nova ferramenta para gerenciar os chamados técnicos, o HP Service Manager. “Com a solução da HP obtemos uma maior precisão e detalhamento nas informações, e também relatórios atualizados em tempo real. A Microcity nos proporcionou um projeto completo, com outsourcing de ativos e serviços de alta qualidade. Tudo foi tão bem executado que pudemos fazer tudo de um dia para o outro, sem que o usuário final percebesse”, diz o gerente executivo da Caixa Seguradora.
Para ele, outro diferencial da empresa é o SLA (Service Level Agreement) que permitiu a resolução dos problemas de forma mais ágil. “Nosso SLA é de quatro horas para a sede e de sete horas para as filiais. Desta forma, a gestão é feita de forma bastante evoluída. Além disso, temos acesso a relatórios mais assertivos e um maior controle na configuração dos dispositivos”, afirma.
A Caixa Seguradora espera ampliar as oportunidades de negócios com a Microcity. “É um dos nossos principais parceiros, confiamos no trabalho que prestam e os temos como referência em infraestrutura de outsourcing completa, tanto de ativos, como de serviços”, completa Ricardo Nogueira.