Inteligência Artificial ajuda atendimento em hospitais públicos

Solução otimiza o trabalho médico e ajuda a salvar uma média de 18 vidas por dia

Sabemi

O Sistema Laura é uma plataforma de inteligência artificial brasileira. Treinada para monitorar o quadro de pacientes e auxiliar a equipe médica assistencial por meio de análises preditivas. A tecnologia é um marco e fruto de uma parceria entre o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (organização social vinculada ao Ministério) e o Instituto Laura Fressatto.

A tecnologia está em atuação há 10 anos, com mais de 8,6 milhões de atendimentos. É um exemplo da metodologia de testagem e validação inovadoras, que podem ser escaladas para todo o sistema de saúde do país. Foi adotada pelo Ministério e formalizada pelo acordo entre as instituições mencionadas.

Primeiro Hospital Beneficiado

O Hospital das Forças Armadas (HFA) foi o primeiro hospital público beneficiado pela aliança, já com a ferramenta em implementação. O próximo passo do projeto é ampliar a rede de hospitais públicos conectados e atender mais pacientes, com mais qualidade, em menor tempo e custo.

Análise de mais de 90 variáveis

A solução analisa mais de 90 variáveis de informações sobre o quadro do paciente. Sendo eles, frequência cardíaca, respiratória e pressão. E, elabora índices de risco de deterioração clínica. Desta forma, se tiver algo de errado com a pessoa internada, é emitido um alerta para a equipe assistencial, indicando as possíveis causas. Ela permite ainda a melhora na capacidade preditiva, para que os pacientes mais críticos sejam atendidos com prioridade e recebam o tratamento adequado o quanto antes. Assim, as equipes médicas poderão tomar decisões mais assertivas e cuidar das pessoas internadas de forma otimizada.

Com o sistema, é possível antecipar em até 12 horas o alerta de deterioração clínica. Isso possibilita a intervenção antecipada, quando combinado ao monitoramento contínuo de sinais vitais, auxiliando ainda na otimização de resultados clínicos e financeiros. Entre os benefícios, estão a redução de 25% na taxa de mortalidade e menos sete horas no tempo de internação por paciente, com ajuda do robô, nos hospitais vinculados.

Pacientes infectados pelo covid-19

A tecnologia também tem sido fundamental no atendimento a pacientes infectados pelo covid-19. Além do acompanhamento na área de internação, o Pronto Atendimento Digital do Laura disponibiliza gratuitamente um chatbot para pessoas que tenham dúvidas sobre o novo coronavírus ou queiram conferir se estão com sintomas característicos da doença, sem sair de casa. Em uma triagem online, é possível “conversar” com o robô, que orienta, se é o caso de buscar ou não atendimento em um hospital. A ferramenta ainda indica unidades de saúde aptas a atender aquele paciente e notifica os hospitais de que um caso suspeito está chegando. A solução ajuda a evitar idas desnecessárias ao pronto atendimento.