Mesmo em meio à crise, empresa de pagamentos mostra como é possível economizar e ainda fomentar o comércio local
Todos os dias surgem novas empresas de pagamentos no Brasil. Com modelos de negócios disruptivos que prometem ampliar o poder de compra dos consumidores e desburocratizar os serviços bancários. Mas dentre tantas opções, são poucas tecnologias que conseguem de fato se destacar no mercado e fidelizar os clientes. É o caso da Connecty Pay, que com apenas um ano de operação, já devolveu mais de R$11 milhões em cashback aos usuários da plataforma.
Com a crise financeira trazida pela pandemia do novo coronavírus, muitos passaram a buscar alternativas para economizar na hora de comprar. Por outro lado, estabelecimentos do comércio local estavam à procura de soluções que os ajudassem a alavancar suas vendas no período de recessão.
Antes da pandemia, A fintech paranaense lançou a Connecty Pay, em julho de 2019. Um sistema de gestão de pagamentos online com programa de cashback. Visando, além de fidelizar o cliente, otimizar o controle de caixa das empresas que utilizam os seus meios de pagamento.
“Quando desenvolvemos o sistema da Connecty Pay nosso objetivo era trazer benefícios reais para usuários e lojistas. E com a chegada da crise, foi possível ajudar muitos empresários a aumentarem o fluxo de vendas em seus estabelecimentos. E, proporcionar ao usuário um ganho vantajoso de cashback em suas compras”, afirma Rafael Belon, CEO da Connecty Pay.
Comportamento de compra mudou
O sistema de cashback, em que parte do valor gasto nos produtos e serviços é devolvido para o cliente, tiveram uma grande procura nos últimos meses. Com o isolamento social, muitas pessoas passaram a consumir mais produtos e serviços de forma online.
Mesmo com o comércio voltando a funcionar em grande parte dos estados e municípios, foi possível ver uma mudança nos hábitos de consumo, não só pela necessidade de se proteger, mas também pela facilidade na compra. De acordo com a Connecty Pay, a utilização do pagamento por QR Code no aplicativo teve seu número de transações duplicados de 2019 para 2020.
Estabelecimentos aproveitam o mundo online
Os estabelecimentos também aproveitaram a oportunidade para embarcar no mundo online, passando a oferecer seus produtos e serviços em aplicativos e plataformas de pagamento digital. Segundo a Connecty Pay, o número de estabelecimentos credenciados no app aumentou 68% nos últimos seis meses. Atualmente a empresa possui mais de 200 mil usuários cadastrados em sua base e em torno de 100 estabelecimentos credenciados.
“A mudança no comportamento dos consumidores durante a pandemia fez com que as empresas reinventassem seus modelos de negócios, migrando para o comércio online. Elas passam a ver vantagem em empregar tecnologia no processo de venda, quando sua receita começa a aumentar. O nosso app já chegou a potencializar 52% do faturamento em algumas lojas”, complementa Belon.
Com o objetivo de fomentar as vendas de produtos essenciais e minimizar as perdas dos comerciantes, a Connecty Pay promoveu diversas ações com altos percentuais de cashback. Em maio, a rede de restaurantes Madero entrou para o app e ofereceu, durante uma semana, 100% de cashback em sanduíches, beneficiando mais de 700 clientes e gerando em torno de R$83 mil em cashback. Os postos de gasolina da Rede D+ também tiveram diversas ações promocionais em abastecimento e conveniência. Foram mais 40 ações realizadas no ano com 20% de cashback em combustível.
Outra grande conquista da empresa neste ano foi a parceria com o banco Digimais, proporcionando aos clientes que utilizam o cartão do banco digital, o recebimento direto em sua conta bancária, o valor em dinheiro do cashback acumulado. A empresa ainda possui no seu portfólio serviços como sistema de gestão de vendas, plataforma de telemedicina, contratação de seguros e assistência veicular.