Companhia continua crescendo e impulsionando a evolução do setor de previdência privada no cenário brasileiro
Mesmo com os desafios do cenário macroeconômico nacional, a Brasilprev Seguros e Previdência S.A. reafirma a sua liderança e relevância no mercado brasileiro de previdência privada aberta. Segundo dados da consultoria Quantum Axis, a companhia lidera mais uma vez o segmento, com 53,6% de market share em captação líquida, totalizando R$ 20,8 bilhões em outubro de 2016, 14,0% a mais que o apurado em outubro de 2015.
Outros indicadores também atestam o bom desempenho da empresa neste ano. De acordo com dados do último relatório da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), de outubro de 2016, os ativos sob gestão da Brasilprev totalizaram R$ 188,3 bilhões, 32,0% a mais que o mesmo período do ano passado. A arrecadação acumulada somou R$ 35,9 bilhões, aumento de 20,5%.
O desempenho da companhia se deve ao alcance por meio da rede de agências do Banco do Brasil, que é um dos acionistas da empresa, do investimento contínuo no desenvolvimento dos produtos e na solidez deste e do outro acionista, a americana Principal. “Pautamos os negócios da Brasilprev no contínuo investimento em produtos, serviços, no modelo de gestão e na disseminação da educação financeira. Além disso, temos como prioridade o desenvolvimento do mercado de previdência brasileiro e contribuímos para isso participando ativamente das discussões do setor para viabilizar inovações”, diz o presidente da Brasilprev, Paulo Fontoura Valle.
Um exemplo desse empenho é a participação ativa da companhia nas discussões em torno da Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 4.444, que promoveu mudanças de grande relevância no modelo de investimentos em previdência. A resolução possibilita, por exemplo, maior diversificação de fundos. Também amplia o limite de investimentos em renda variável, de 49% para 70% e, dentro deste montante, 10% poderão ser aplicados em ativos no exterior. “Essa mudança está aproximando o setor de previdência privada brasileiro do ideal, elevando-o ao patamar de mercados mais desenvolvidos”, destaca Valle.
Alinhada à sua atuação sustentável, a Brasilprev também preza pelo fomento da cultura previdenciária no Brasil. Para isso, criou o conceito ABC da Previdência, que unifica as ações de educação financeira da companha, que passam a ser organizadas de acordo com o ciclo de vida previdenciário: acumulação, proteção e desacumulação. O executivo destaca a importância dessa iniciativa: “O último levantamento do IBGE [divulgado em 1º de dezembro] aponta que a expectativa média de vida do brasileiro subiu para 75,5 anos. Além disso, de acordo com a tábua atuarial brasileira, quem chega aos 60 anos, possivelmente chegará aos 85/90 anos, o que implica na necessidade de um planejamento financeiro mais efetivo. Queremos apoiar as pessoas nessa reflexão”, finaliza o presidente da Brasilprev.