Inaugurado em 2011, escritório marca a presença da companhia na América Latina
O IRB Brasil RE, líder em resseguros no Brasil, está comemorando os cinco anos de inauguração de seu escritório na capital argentina – em funcionamento desde setembro de 2011. A companhia recebeu, em um evento especial, os principais representantes do mercado segurador, na última terça-feira, dia 13, em Buenos Aires. Além dos funcionários do escritório de Buenos Aires, a comemoração contou com as presenças do presidente Tarcísio Godoy, do vice-presidente de Resseguros José Carlos Cardoso, da vice-presidente de Riscos e Compliance Lucia Valle, e do gerente geral do escritório em Buenos Aires, Vandro da Cruz.
Com mais de 70 seguradoras em carteira, incluindo processos de subscrição de contratos e de facultativos, a sucursal portenha concentra as operações em toda América Latina, atendendo aos mercados do Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile. As principais linhas de negócio são nos ramos de Incêndio, Vida, Garantia e Agrícola que, juntas, respondem por 80% dos prêmios emitidos por lá.
Para Tarcísio Godoy, nenhuma parceria se sustenta no longo prazo se não é uma via de mão dupla e o escritório em Buenos Aires prova isso desde a sua inauguração. “O IRB trabalha em Buenos Aires com o firme propósito de promover o fortalecimento da economia local e de todo o Mercosul. Brasil e Argentina são as maiores economias da região e essa união é fundamental. Hoje, vivemos um novo período de mudanças e faço questão reafirmar o compromisso com nossos vizinhos”, reforça o presidente da companhia.
De acordo com o executivo, ter uma base própria local traz diversas vantagens em relação aos demais resseguradores, pois fortalece a gestão de negócios e as relações pessoais com os corretores e companhias de seguros, sem a interferência do idioma. Outro aspecto favorável é que traz maior capacidade de subscrição para dar respostas rápidas aos clientes.
“O mercado argentino é um pólo de oportunidades para o desenvolvimento dos nossos negócios e ampliação das nossas fronteiras. Estamos bem posicionados no mercado latino-americano e atuamos com as principais seguradoras locais e internacionais. Além disso, somos vistos pelos nossos clientes como parceiros que levam solução e inovação para o negócio. Queremos continuar nesse caminho dedicando toda nossa competência, know how, comprometimento e busca pela excelência para manter esta confiança e parceria”, avalia Cardoso.
A comemoração aconteceu no espaço cultural El Zanjon e teve o conceito “Unidos no hay fronteras”, expressão que reforça a superação de negócios e as fronteiras geográfica-culturais dos dois países. O potencial de união entre Brasil e Argentina será lembrado também através de uma exposição com momentos históricos em que ambos países estiveram juntos. Esse recorte cronológico foi desenvolvido pelo historiador argentino Gustavo Daniel Salceek, especializado nas culturas brasileira e argentina.