Além das pesquisas internas e conversas individuais entre os funcionários, empresa promoverá conversas sobre ‘Setembro Amarelo’
O cuidado com a saúde mental é uma realidade para a maioria dos colaboradores da Youse. Segundo pesquisa interna aplicada pela área de Recursos Humanos da empresa, 36% afirmaram que faz acompanhamento psicológico e 24% começou a fazer após pandemia ou tem interesse em começar. Os demais, 39% não vêem necessidade ou 1% prefere não responder. O levantamento aplicado durante o home office, levantou a proximidade da família, o cuidado de animais de estimação, preparação da própria comida, economia de tempo e dinheiro com transporte, além de produtividade com mais concentração e menos interrupções como pontos favoráveis à saúde mental neste período. Já a distância das pessoas, excesso de reuniões e rotina menos estruturada são avaliados como pontos desfavoráveis.
Além de monitorar o assunto com pesquisas internas recorrentes e conversas individuais entre as Business Partners, profissionais do RH, com os colaboradores, a Youse reforçou desde o início do isolamento social, uma comunicação educativa com dicas profissionais sobre saúde, autocuidado e bem-estar. “É importante a empresa transmitir mensagens sobre o tema para estimular esse olhar mais cuidadoso dos colaboradores para si mesmos e também para as pessoas que estão por perto dele”, explica Wilson Lima, diretor de Recursos Humanos na Youse.
A empresa já oferece o programa “PAC – Programa de Apoio ao Colaborador”, desde o ano passado, para o colaboradores, dependentes e pais, no qual é oferecido assistência psicológica, financeira, jurídica e de serviço social de maneira gratuita. A Youse também possui uma parceria de desconto no Zenklub, plataforma que reúne especialistas em saúde emocional, e o convênio também contempla atendimento psicológico e psiquiátrico. “Temos incentivado a atividade física, a desconexão do trabalho e do ambiente online fora do expediente e o contato com a família e os amigos. Isso porque, além do acompanhamento profissional, ações como essas contribuem para o autocuidado e bem-estar como um todo”, acrescenta Wilson.
O diretor acrescenta que manter as ações de comunicação interna mesmo no home office também favorece a relação dos colaboradores com a empresa. “Criamos canais para as pessoas compartilharem dicas, fotos e desabafos da vida em quarentena, lançamos concursos internos e celebramos as datas comemorativas de maneira adaptada, como festa junina enviando kits temáticos para os funcionários, dia do rock com clipes da banda de funcionários tocando de casa. São ações simples, às vezes sem custos, pautadas na participação dos funcionários e que têm sido bem recebidas e são essenciais nesse momento”, acrescenta.
Como ação do “Setembro Amarelo”, a Youse também irá promover um bate-papo sobre “Suicídio”, conduzido pela psicóloga Dra. Ticiana Paiva, especialista em prevenção ao suicídio, e que aborda o tema de maneira bem prática e focada em ações efetivas para detectar e ajudar quem precisa. A transmissão será no dia 29 de setembro ao vivo para todos os colaboradores com conversa aberta. A empresa também criou um canal para envio de perguntas de forma anônima. “Para nós é fundamental falar de temas delicados que fazem parte da rotina das pessoas, e muitas vezes elas podem não saber como agir, como a prevenção ao suicídio”, complementa.
A marca também patrocinou o episódio 130 do podcast “Imagina Juntas”, no qual as apresentadoras do programa Carol Rocha, Jeska Grego e Gus Lanzetta falaram sobre saúde mental a convite da Youse. O conteúdo foi ao ar na última quarta-feira (9) e está disponível no Spotify e Apple music.