Seguros Sura lança seu primeiro livro de megatendências

Seguros Sura lança seu primeiro livro de megatendências

Conteúdos foram elaborados por especialistas de diferentes áreas, como geólogos, antropólogos e sociólogos.

Sabemi

Para entender o impacto que a transformação tecnológica, as mudanças no meio ambiente e os fenômenos sociais têm sobre as empresas e as pessoas, a Seguros SURA disponibilizou em seu portal, gratuitamente, algumas iniciativas que fazem parte da sua estratégia de conhecimento especializado como gestora de tendências e riscos: Observatório de Tendências, Livro de Megatendências e Revista Geociências, além de conteúdos para análise do mercado regulatório e político da América Latina.

A estratégia de conhecimento da companhia tem como objetivo capacitar os empresários para que eles possam tomar decisões e prever riscos emergentes e estratégicos que podem comprometer a continuidade das empresas. Dessa forma, os líderes das empresas são capazes de identificar fenômenos climáticos ou sociais que podem afetar o suprimento de matéria-prima e impedir que seus produtos ou serviços sejam fornecidos adequadamente, permitindo que eles possam não só superar desafios logísticos e adaptativos, mas também atender às necessidades dos clientes e ser sustentáveis.

“Como gestores de tendências e riscos, reconhecemos a importância de nos antecipar aos fenômenos da natureza, à revolução tecnológica e às transformações da dinâmica social, já que isso impacta diretamente na competitividade empresarial. Por isso, o conhecimento é essencial para identificarmos oportunidades de adaptação em diversos cenários”, diz Gabriel Bugallo, VP de Seguros da SURA Brasil.

Essa iniciativa surge em um contexto da pandemia, que não gera apenas mudanças constantes, mas também impacta diretamente as empresas, especialmente as MPMEs (Micro, Pequenas e Médias Empresas). Um exemplo disso é que 80% das PMEs latino-americanas não passam dos três primeiros anos de existência, segundo a Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL). Isso acontece por motivos como a falta de adaptabilidade e uma leitura insuficiente do entorno em que o negócio está sendo desenvolvido.

Para responder a esse contexto de mudança, o novo livro da Seguros Sura analisa a inter-relação entre sociedade, meio ambiente e tecnologia, da qual emergem sete megatendências globais: globalização, urbanização e mobilidade, transferência dos eixos de poder, hiperconectividade, variabilidade e mudanças climáticas, escassez de recursos e mudanças demográficas.

Por outro lado, o Observatório Sura analisa o entorno a partir de seis capacidades centrais para o desenvolvimento social: mobilidade, saúde, competitividade empresarial, autonomia, habitat e conectividade. Por meio da ferramenta, a companhia também disponibiliza conteúdos atualizados para os empresários, principalmente sobre aspectos relacionados a essas capacidades e que podem gerar mudanças nos consumidores, na sociedade e nos países.

Outro material que reúne pesquisas e estudos desenvolvidos com base nos nove países onde a Seguros Sura tem presença é a Revista Sura Geociências. Focada em temas relacionados aos fenômenos naturais e seus impactos nos negócios, a revista pode ser encontrada na versão em espanhol. Com esse conhecimento, as empresas podem prever riscos e/ou aproveitar oportunidades estratégicas, com base na análise geográfica de suas operações e toda sua rede logística, bem como de fornecedores nacionais e internacionais, clientes atuais e potenciais e demais atores de sua cadeia de valor.

Todos os conteúdos podem ser encontrados no site, além de conclusões e conteúdo baseado na análise dos cenários por especialistas da Suramericana (Seguros Sura), como geólogos, antropólogos e sociólogos, que enriquecem cada vez mais os conteúdos do Observatório, Megatendências e Geociências Sura.

“A Seguros Sura acredita que o conhecimento é vital para promover a competitividade das empresas e o bem-estar das pessoas, principalmente porque os desafios do mundo atual são muito diferentes dos que elas enfrentaram no passado. Por isso, é fundamental que tenhamos uma visão ampla do entorno, agindo como facilitadores para que as empresas e as pessoas tenham sempre o melhor desempenho”, afirma Gabriel Bugallo “Nosso modelo de gestão de tendências e riscos conta com dados e informações relevantes para que os empresários possam enfrentar todos os seus desafios, inclusive este que estamos vivendo com a pandemia”, finaliza.

Baixe o PDF aqui.