Diretor da Abramge apresenta livro que denuncia esquema de corrupção na saúde; programação da semana traz também entrevista com o economista Luiz Roberto Cunha
A Rádio CNseg conversará na próxima quinta-feira com o diretor da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), Pedro Ramos, sobre o seu recém-lançado livro ‘A Máfia das Próteses – Uma ameaça à saúde’. Em linhas gerais, o trabalho denuncia esquemas de corrupção que superfaturam esses produtos e, por meio de conluio com alguns médicos que agem de má fé recebendo percentuais por uso dos mesmos em cirurgias (muitas vezes desnecessárias), prejudicam a saúde de milhões de pacientes da rede pública e privada de saúde. “O resultado é que, além de lesar a saúde e, até mesmo, causar a morte de algumas pessoas, cerca de R$ 6 bilhões são drenados da assistência médica de pacientes dos planos de saúde todos os anos”, alerta o autor durante entrevista ao quadro ‘Por dentro da Saúde Suplementar’.
No programa ‘Fala Presidente’ de hoje, a última entrevista da série ‘Contribuições do Mercado de Seguros’ trata da relação do setor com o Poder Executivo. Para o presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), Marcio Serôa de Araujo Coriolano, os canais existentes de interlocução precisam aumentar a frequência de relacionamentos. “Estou falando dos ministérios que têm mais a ver com a nossa atividade, como o Ministério da Fazenda, que edita políticas de outras naturezas como as de emprego, de renda, de gastos, que têm a ver com a nossa atividade final, assim como os Ministérios do Planejamento, da Saúde e a Casa Civil.” Nas duas últimas semanas, a Rádio CNseg debateu a relação com o Poder Legislativo e a necessidade de ampliar o entendimento sobre o setor de seguros. Abordou, também, a relação com o Judiciário e a necessidade de as chamadas Câmaras Arbitrais de Conciliação serem uma realidade efetiva.
Ainda na segunda-feira, o quadro ‘Entrevista Especial’ traz um panorama geral da economia brasileira e suas perspectivas em conversa com o economista e professor da PUC-RJ, Luiz Roberto Cunha. Para Cunha, o processo de recuperação da economia é bastante complexo. Ele acredita que medidas como a PEC do Teto dos Gastos, a reforma da Previdência e a redução dos juros têm papel fundamental nessa recuperação. “O investidor tem que acreditar que, no futuro, a dívida publica brasileira será solvente. Sobre a reforma da Previdência, isso não é efetivamente um problema do Brasil, é um problema do mundo. É preciso mudar o regime da Previdência, pois as pessoas estão vivendo mais.” O economista acredita, ainda, em uma piora no emprego. “Ainda existe muita capacidade ociosa na indústria, nos serviços.”
Na terça-feira, o presidente da Comissão de Riscos Patrimoniais Massificados, Danilo Silveira, falará ao ‘Conheça os Seguros Gerais’ sobre o seguro residencial e sua contribuição para a mitigação de riscos. “O seguro residencial é uma importante ferramenta de proteção do seu maior patrimônio, que é a sua casa.” O executivo sugere que o consumidor tenha em mente quais são suas maiores preocupações e que peça o auxílio a um corretor de seguros, além das cotações de mercado. Ele explica, ainda, que um bom seguro com cobertura adequada, com assistências emergenciais e serviço de conveniência, tem um valor médio anual de R$ 350. Em tempos em que a palavra de ordem é sustentabilidade, Danilo Silveira afirma que o seguro residencial vem a ser um grande aliado do consumidor. “Você investiu muito recurso para ter sua casa e vai demorar anos para refazer tudo aquilo que lutou para conseguir.” Ainda na terça-feira, um especialista esclarecerá a dúvida de um ouvinte no programa ‘Qual é a dúvida?’
O quadro ‘Entenda os Seguros de Pessoas’ desta quarta-feira trará o presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), Edson Franco, que tratará das perspectivas do mercado de Vida e Previdência. Ainda na quarta-feira, em entrevista para o quadro ‘Momento da Inovação’, um dos idealizadores do ‘BB Seguro Residencial na Internet’, Hugo Fuji, falará sobre o projeto criado para os correntistas do Banco do Brasil com o objetivo de melhorar a experiência do cliente interessado em customizar o produto conforme as suas necessidades.
Na quinta-feira, o quadro ‘Sustentabilidade’ trará entrevista com o professor e diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB), Maurício Amazonas, que vai abordar a economia sustentável e de que forma a sustentabilidade impacta a vida tanto de empresas quanto de pessoas. Ele explica que o conceito não deve estar vinculado apenas ao meio-ambiente e que seu conceito é muito mais amplo. “Ser sustentável não é apenas ser ecologicamente correto, ecologicamente equilibrado. Ser sustentável significa algo que tenha condição de permanência, de durabilidade, de ter sustentação e solidez.”
O ‘Minuto da Capitalização’ desta sexta-feira trará o economista e consultor Hélio Portocarrero explicando os títulos de capitalização em outros países e suas diferenças. O título de capitalização no formato institucional peculiar que se conhece é característico do Brasil. No entanto, quando ele é englobado na categoria mais geral de instrumento financeiro conjunto, em que se acoplam um elemento de poupança programada e outro de sorteio, ou seja, de possibilidade de ganho aleatório, a experiência internacional é vasta e nem tão recente. “A primeira experiência conhecida foi na Inglaterra no final do século XVII, e teve um sucesso imediato.” A partir desta sexta-feira, até o fim de março, o espaço ‘Dicas do Consultor’ trará uma série de entrevistas com especialistas que darão orientações sobre a declaração do Imposto de Renda. Encerrando a semana, os quadros ‘Dicas do Consultor’ e o ‘Não Fique Inseguro’, com novas orientações ao consumidor.
Diariamente, a Rádio traz, ainda, boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.