Em 2020, o número de adoções de animais cresceu 50%. A busca por companhia durante o isolamento social é apontada como motivo principal
Uma das ações previstas para este mês, o Abril Laranja, visa conscientização e prevenção de maus tratos contra os animais. A data, que existe desde 2006, se torna mais relevante a cada ano, principalmente no contexto atual, quando houve um aumento de 50% no número de adoções de pets, de acordo com ONGs e protetores. Segundo eles, a busca por companhia durante as medidas de distanciamento social, adotadas na pandemia, foi o principal motivo para este crescimento.
Porém, a adoção de animais exige responsabilidade e o seguro residencial pode ser um aliado nesta importante tarefa. Na Sancor Seguros, a assistência pet faz parte de todo o portfólio desta carteira. São sete serviços disponíveis, que incluem desde uma simples consulta ao veterinário, à aplicação de vacinas, realização de procedimentos complexos e até mesmo assistência funeral. “O diferencial da nossa cobertura é a assistência em caso de acidentes ou doenças, com reembolso de cirurgias, internações e medicamentos, dentro do valor contratado”, ressaltou o gerente de filiais da seguradora, Raphael Polaquini.
Disponível desde o segundo semestre de 2018, dentro da carteira residencial, o produto vem registrando crescimento de 30% ao ano. A performance da cobertura está acima da média do mercado pet, que mesmo em ascensão, registrou alta de 13,5% em relação a 2019. A expectativa é que até 2025 o mercado brasileiro tenha uma expansão de 42,7%. Atualmente, o Brasil conta com quase 142 milhões de animais de estimação e ocupa o terceiro lugar no ranking de faturamento sobre consumo de produtos pet, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
Em termos de assistência pet, as previsões são ainda mais promissoras. Isto porque no primeiro trimestre de 2021 a adesão foi acima da média, o que aumenta a expectativa de alta para 40% este ano. “Com o crescente aumento no número de animais de estimação, esta cobertura torna-se cada vez mais essencial, pois garante os principais atendimentos veterinários, trazendo conforto e segurança para as famílias, que muitas vezes possuem ‘filhos de quatro patas’”, lembrou o executivo.
Para Polaquini, campanhas como o Abril Laranja são importantes para que a sociedade se conscientize cada vez mais sobre os cuidados com os pets. “Cada vez mais há conscientização sobre posse responsável de animais e o entendimento de que não se trata apenas de trazer um pet para dentro de casa, mas que é preciso cuidar e ser responsável por sua integridade”, comentou.
A busca por soluções práticas e completas inspirou a criação do produto, que se encaixa na rotina acelerada dos dias de hoje. “Facilidade e conforto são os motes do nosso seguro residencial, que é completo. Além de proteger a casa contra furtos e incêndios, conta com 57 serviços de assistências dentro do lar e traz ainda proteção para os animais de estimação”.