Da parceria entre as empresas nasce uma novidade que vem para trazer soluções automatizadas e inteligência artificial para o mercado
Revolucionar o mercado segurador com tecnologia de ponta e produtos inovadores por meio de insurtechs e empreendedores. Esse é o objetivo da parceria que a Nion Network acaba de fechar com o Grupo Viseu, empresa que é autoridade em RPA (Robotic Process Automation) no Brasil. Com um investimento inicial de R$ 200 mil, o Grupo Viseu passa a contar agora com sua própria insurtech, a Klug, que nasce para trazer automação e inteligência de negócio para o mercado de seguros.
“Acreditamos que auxiliar insurtechs ou empreendedores como o Grupo Viseu é fundamental para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e melhorar a experiência do cliente”, afirma Thiago Soares, CEO Latam da Nion Network. A startup multinacional está ajudando o Grupo Viseu com o desenvolvimento de soluções como automatização de venda de produtos via WhatsApp, interação com o usuário, validação de documentos, prova de vida, assinatura digital do contrato e pagamento.
Segundo Soares, ainda que tenhamos boas opções de automação dentro do nosso mercado, essa parceria pode ajudar a Klug a se tornar uma empresa especialista em soluções que envolvem automação no ramo de seguros. “A empresa tem tudo para crescer consideravelmente ao longo deste ano no mercado brasileiro e também latinoamericano, o que deve impactar no seu valuation atual”, acrescenta.
Para o co-fundador e COO do Grupo Viseu, Felipe Munhoes, o auxílio da Nion é fundamental para ingressar no mercado de seguros de forma consistente. “Robotização de processos e a inteligência artificial são nossos pilares. Junto à inteligência de negócios da Nion e network global, temos a combinação perfeita para um crescimento com escalabilidade”. Munhoes revela que a empresa já conseguiu chamar a atenção de importantes seguradores, que iniciaram projetos em automação de vendas e experiência de usuário. “Isto nos ajudou a gerar frutos rapidamente e despertar o interesse de novos investidores”, garante.
Parcerias impulsionam a digitalização do mercado segurador
Recentemente, a própria Nion firmou parceria com a Sabemi, uma das principais seguradoras do país. O acordo entre as empresas prevê a implementação da automação digital de vendas de apólices. Com isso, todo o processo de contratação do seguro ocorrerá de forma digital, desde propostas, DPS, subscrição, emissão e a formalização. Assim, Nion e Sabemi se tornam pioneiras na venda automatizada de apólices de seguros.
Também neste ano, em março, a startup multinacional deu novo passo na sua missão de otimizar o mercado de seguros na América Latina ao viabilizar aporte a insurtech catarinense Bria de R$ 1,2 milhão. “A Bria conta com time próprio de desenvolvimento, especialistas em saúde e técnicos em seguros que geram, mensalmente, mais de 5 milhões de dados e interação em algoritmos de avaliação de risco e engajamento de cliente”, lembra Soares. De acordo com ele, a expectativa é de que, em até três anos, a Bria atinja o valuation de US$ 10 milhões, figurando entre as principais insurtechs de inteligência de subscrição em seguros de pessoas.