A economia compartilhada, nome dado ao movimento de uso temporário de produtos e serviços através de aplicativos, tem ganhado muita força no Brasil nos últimos anos, e algumas empresas têm enxergado no segmento oportunidades para expandir seus negócios: um bom exemplo é a seguradora Tokio Marine, primeira a atender o nicho de carros compartilhados, atualmente dominado pelas empresas Uber e Cabify.
“Trabalhamos com seguros para táxis há quase uma década, e esses veículos possuem o risco similar ao dos Ubers, de maneira que já detínhamos a expertise para atuar com esse tipo de veículo. Consequentemente, começamos a atender esses veículos quase que imediatamente após a aprovação legal do serviço” explica Luiz Padial, Diretor de Automóvel da Tokio Marine.
Atualmente, a seguradora conta com mais de 2 mil veículos segurados neste segmento que a empresa denomina como “transporte de pessoas por aplicativo” sem contar os Táxis. Os números, entretanto, podem ser ainda maiores “O desafio que enfrentamos nesse segmento está no preenchimento correto da proposta dos clientes que se tornaram motoristas desse serviço após assinarem o contrato conosco”, afirma Padial.
Para evitar equívocos, os Corretores devem estar atentos ao preenchimento do questionário para enquadrar o perfil do segurado e à utilização do veículo de forma correta. Logo no início da cotação, deve-se responder se o veículo é particular, táxi/carro que transposta passageiros com acionamento por aplicativos ou outras opções. De acordo com Padial, é um processo de fácil entendimento. “O desafio do Corretor está em encontrar esse cliente e fazer o enquadramento correto. Caso contrário, teremos dificuldades num eventual sinistro. Esse tipo de informação é essencial para que possamos classificar corretamente o risco e prestar um bom serviço junto com nossos clientes e Parceiros”, analisa o Diretor da Tokio Marine.