Educação em Seguros presente na 8ª Semana ENEF

Educação em Seguros presente na 8ª Semana ENEF

Evento inicia nesta segunda-feira, 8 de novembro, e poderá ser acompanhada pelo canal do Banco Central no YouTube

Sabemi

A CNseg e empresas do setor de seguros se preparam para apresentar as principais ações no campo da educação em seguros durante a 8ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF). A abertura do evento ocorre nesta segunda-feira (8/11), a partir das 10h, e poderá ser acompanhada pelo canal do Banco Central no YouTube. A Semana ENEF, iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), do qual a Susep faz parte, acontece anualmente desde 2014, com a finalidade de promover ações de educação financeira no país. A Semana ENEF encerra-se no domingo,14.

A edição deste ano terá como tema central “Planejamento, Poupança e Crédito Consciente: O PLA-POU-CRÉ e a sua saúde financeira”, reunindo, mais uma vez, diversas instituições do País e até mesmo pessoas físicas que promovem ações e iniciativas de educação financeira, previdenciária, securitária ou fiscal. São palestras, cursos, oficinas, campanhas de divulgação e webinars, entre outras ações.

Dentro da programação da 8ª Semana ENEF, a Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg participará do painel “Iniciativas do mercado para a educação e inclusão securitária no Brasil”, promovido pela Susep nesta terça-feira, 9, às 15h. O evento contará com as seguintes participações: Rafael Scherre, Diretor da Susep; Solange Beatriz Palheiro Mendes, Diretora-Executiva da CNseg; Maria de Fatima Mendes de Lima, Diretora da Fundación MAPFRE no Brasil; Marcela Vavassori Machado Dias Luiz, Coordenadora de Recursos Humanos da Tokio Marine; Bárbara Possignolo, Head of Legal & Compliance da Pier e Diretora Presidente da ABInsurtech; Felipe Barranco, Founder & CEO da Flix, e André Gregori, CEO da Thinkseg.

A CNseg planeja promover, também, ações próprias de educação em seguros durante a edição 2021 da Semana ENEF. São elas: iniciativas nas redes sociais – como stories no Instagram e enquetes; posts no LinkedIn do Presidente da CNseg, Marcio Coriolano; entrevistas na Rádio CNseg sobre a importância da Semana ENEF para o mercado segurador, e notícias alusivas ao evento no portal da CNseg. “A informação é a principal ferramenta para tomada de decisão qualificada. Informação gera conhecimento. É esse conhecimento compartilhado com toda a sociedade e consumidores que agrega valor ao seguro e permite assegurar proteção em momento de infortúnio, perda de patrimônio ou renda, doença, entre outros riscos”, afirma Solange Beatriz.

A Semana ENEF é uma importante oportunidade para o setor de seguros expor algumas de suas ações educativas para os mais variados públicos, integrantes do Programa de Educação em Seguros promovido pela Confederação. Entre as quais, a publicação de livretos e cartilhas sobre temas ligados à educação securitária, o Glossário de Seguros , a programação do Canal CNseg no YouTube – , composta por webinars, webtecs e as ações “Segure Aí” e “Que Seguro é Esse?”; as ações em mídias sociais; as parcerias com instituições de ensino e entidades de defesa do consumidor – como o “Colóquio de Proteção do Consumidor”; o “Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros” – iniciativa da CNseg, até a promoção ou participação em workshops.

Para Solange Beatriz, todas essas ações educativas ampliam as habilidades para a tomada de boas escolhas no campo do seguro, colaboram para reduzir as vulnerabilidades de toda a sociedade, e, por fim, empoderam os consumidores, a partir de conhecimento específico e da maior compreensão dos produtos.