Conteúdo é aberto ao público, visa informar e apoiar o corretor de seguros em relação à LGPD
Está aberto ao público o site, desenvolvido pela Rede Lojacorr, sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), voltado ao corretor de seguros pelo link. A iniciativa visa auxiliar o profissional do mercado a tirar dúvidas sobre condutas, simulações, prazos, órgãos reguladores, agentes e passos para adequação.
O canal foi desenvolvido para ser um ponto de contato rápido entre o corretor e especialistas, com informações fidedignas, claras, didáticas e acessíveis, que podem apoiar o profissional na sua adequação, além de contribuir com todo o ecossistema de seguradoras e segurados no Brasil. A curadoria do site vem ao encontro de esclarecimentos e das principais dúvidas e orientações que a Lojacorr obteve ao longo de um mergulho na LGPD, compilados também por meio de reuniões com os times e corretores, além da prática do dia a dia em relação à adequação.
Devido a entrada em vigor dos artigos 52, 53 e 54 da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), referente às sanções administrativas, a maior rede de corretoras de seguros independentes do País vem realizando, desde 2019, diversas ações por meio de diversificadas plataformas e formatos para apoiar as corretoras de seguros da Rede, mas principalmente todo o mercado segurador. As ações informativas e educacionais também têm o intuito de aculturar o brasileiro referente à lei e a participação de cada um nesse processo.
De acordo com o diretor Financeiro (CFO) e cofundador da Lojacorr, André Duarte, a realização de auditorias, além do uso indevido dos dados das carteiras e até mesmo contatos impróprios podem não estar em conformidade com as diretrizes da LGPD. “Por isso, o desafio é informar, educar e apoiar as corretoras de seguros da Rede Lojacorr e o mercado segurador, bem como proporcionar segurança aos titulares dos dados (segurados). A implantação das adequações à lei é mundial e a Rede diagnosticou que muitas empresas possuem dificuldades de adequação à LGPD, tanto em relação à informação, quanto de recursos”, afirma.
Com o intuito de promover as adequações à LGPD, bem como colaborar com o mercado ainda tradicional e com muita diversidade devido à capilaridade de atuação da Lojacorr, os times de Compliance, Jurídico e Tecnologia da Rede Lojacorr, com apoio da Comunicação e Gente & Gestão, desenvolveram uma série de ações, promovendo informações, troca de ideias, treinamentos, soluções de dúvidas, esclarecimentos e, principalmente, a escuta dessas corretoras e corretores. Veja abaixo!
Ações e resultados
- Reuniões online com a presença de mais de mil participantes da Rede/corretores de seguros, onde foi aberto para perguntas, troca de ideias e recebimentos de orientações;
- Reuniões periódicas com todos os times para evolução dos entendimentos e questões relacionadas à LGPD;
- O Comitê de Avaliação de Riscos (CSRI), criado e constituído com a participação dos colaboradores de diversas áreas, tem como principal função apoiar o Encarregado de Proteção de Dados para atender as solicitações de qualquer titular, dos corretores da Rede, bem como as demandas da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados). Para realizar todas estas tarefas, a Rede Lojacorr investiu na aquisição do sistema de gestão de privacidade dos dados pessoais da empresa OneTrust, nomeada líder de mercado pelo relatório The Forrester Wave™ na categoria software de gerenciamento de privacidade 2020. O Comitê se reúne periodicamente e está participando de um treinamento para utilização da ferramenta de mapeamento de dados;
- Central de atendimento – um canal de comunicação oficial e técnico sobre a LGPD. A equipe já estava preparada para atender questionamentos das corretoras de seguros desde janeiro de 2021. Foi disponibilizada à equipe operacional e comercial uma lista de ‘perguntas e respostas’ básicas, para facilitar e agilizar o atendimento. Foi criada uma categoria específica na Central de Atendimento ‘DÚVIDAS LGPD’;
- Matérias em diversas edições da Revista Corretora do Futuro (veículo institucional da Rede Lojacorr), com informações e divulgação sobre a Lei, riscos e consequências;
- Está disponibilizado na Universidade Treinacorr (Universidade da Lojacorr) três cursos sobre o tema, gratuitos. O curso ‘Fundamentos básicos sobre a LGPD’ (com duas horas de duração), o ‘Engenharia Social e Riscos Cibernéticos’ (com duas horas de duração), e o ‘Lei Geral da Proteção de Dados e Política de Segurança da Informação’ (com três horas de duração);
- Foi desenvolvido um check list para o corretor iniciar a adequação, com ações de forma simples e transparente;
- O Compliance da Lojacorr desenvolveu também um “Termo de Consentimento” para que o corretor use com sua carteira para assinatura do segurado sobre o uso adequado dos dados;
- Toda a Rede, incluindo colaboradores e diretoria, assinou um ‘Acordo de Sigilo’ em relação ao acesso aos dados de colaboradores e clientes, além da atualização dos dados de cadastros. Foi também disponibilizado o modelo e recomendado que os corretores assinem com seus colaboradores e prepostos;
- Os contratos da Rede foram revistos e reafirmados, também adequados à LGPD, bem como os contratos com as Unidades de Negócios que foram renovados, adequados à LGPD. Já os contratos com as corretoras de seguros estão em processo de renovação (nessas revisões, além do novo contrato, todos os usuários estão assinando os termos de sigilo;
- Contratação de empresa D2SMART, especializada em adequação de projetos de LGPD, seu CEO Eduardo Maroso, com conhecimento adquirido e oriundo da sua experiência com as legislações europeias, possuindo diversas certificações internacional e nacional, vem assessorando a Rede desde de novembro de 2020. Além das diversas atividades realizadas apoiando a DPO Telia de Oliveira, destaca-se o treinamento realizado para participantes da área de desenvolvimento sobre Privacy by Design, que leva em conta a privacidade durante todo o processo de construção do software;
- Foi criado um Hub de Riscos Cibernéticos da Lojacorr, especializado na mitigação de riscos, para apoiar o corretor da Rede a atender o segurado nas melhores soluções do ramo;
- Foram realizadas ainda ‘lives’ para esclarecimentos de temas sobre a lei;
- Estão sendo feitas comunicações nas redes sociais (LinkedIn, Facebook e Instagram) da Lojacorr e na intranet (Portal Integra) e, desde agosto de 2021, via WhatsApp para o Grupo de Corretores com pílulas de informação e atualização. Os comunicados não são iguais, e são ‘alertas’ e dicas de segurança e adequação;
- A Rede Lojacorr, entendendo que este será um processo contínuo de atualização de legislações, processos e pessoas, está focada na constante melhoria para manter o mais alto nível de segurança na proteção de dados e atender sempre os requisitos da LGPD.