Seguro residencial e um serviço de vigilância patrimonial tem o objetivo de proteger a residência. A forma como atuam e seus os objetivos os tornam diferentes
Quando o assunto é proteção do lar, existem diferentes maneiras de fazer isso. Para escolher as melhores opções é preciso saber quais as vantagens de cada forma de proteção.
Vamos falar sobre a diferença de seguro residencial e o serviço de vigilância patrimonial. Os nomes podem dar a entender que se trata de um serviço igual ou semelhante, entretanto cada um atua de forma única e possui objetivos diversos. Entenda!
O que é o seguro residencial?
Uma das opções para proteger os bens da residência é optar pelo seguro residencial. Ele pode ser usado para proteger a casa em que se mora ou uma que seja de veraneio.
A intenção do seguro é garantir que haja o ressarcimento no caso de algum bem ser roubado ou danificado. Isso significa dizer que ele serve para reparar os danos quando eles acontecem.
Esse produto é oferecido por uma seguradora que permite escolher quais coberturas serão contratadas. Por exemplo, é possível escolher proteção contra roubo, furto, incêndio e outras.
Supondo que haja um curto elétrico e cause danos na fiação e equipamentos, o segurado receberá um valor para cobrir os danos. Mas, para ter acesso a essas proteções, é preciso pagar mensalmente pelo serviço, independentemente dele ser utilizado.
Além disso, só serão cobertos danos que estejam previstos na apólice e dentro das coberturas contratadas.
Saiba que o seguro normalmente possui vigência de 12 meses, mas pode ser renovado a fim de garantir que a casa esteja sempre protegida. Para se tornar mais interessante aos segurados, é comum que as seguradoras ofereçam serviços complementares como de assistência residencial.
O que é o serviço de vigilância patrimonial?
Comparando o seguro residencial e o serviço de vigilância patrimonial o funcionamento deles é diferente. No caso da vigilância patrimonial, ela tem a intenção de prevenir que ações indesejadas venham a ocorrer, principalmente as relacionadas à segurança.
A Visud Empresa de Segurança explica que esse serviço visa preservar a integridade das pessoas e dos bens. Para isso existe um vigilante que realiza o serviço em residências, empresas, estabelecimentos públicos, rurais e outros.
O profissional faz a fiscalização, controle e proteção. Atua evitando que pessoas não autorizadas entrem no imóvel, assim como veículos e materiais. Ele fica presente no local e em caso de movimentação suspeita atua para que as ações possam ser interrompidas.
Cabe ao serviço de vigilância patrimonial prestar auxílio aos moradores quando necessário e ainda orientar para que a regras sejam cumpridas.
Quem prestar esse tipo de serviço deve ser uma empresa especializada em vigilância patrimonial, com profissionais treinados e capacitados, conforme determina a Lei 7102/83. Quem atua nesse ramo deve ser credenciado pela Polícia Federal.
Para definir o número de profissionais e turno, o mais indicado é deixar que a empresa prestadora de serviço faça uma avaliação e defina de acordo com cada residência.
Vale ressaltar que a vigilância patrimonial não é o mesmo que segurança patrimonial. Esse segundo conta com outros recursos como alarmes e câmeras de segurança que podem ser usados pelos vigilantes quando houver disponibilidade.
Seguro residencial e serviço de vigilância patrimonial: qual o melhor?
Entendendo a diferença entre seguro residencial e o serviço de vigilância patrimonial é possível perceber que funcionam de forma bastante diferente.
O seguro tem a intenção de reparar danos causados por situações inesperadas, enquanto o serviço de vigilância patrimonial tem a intenção de prevenir e evitar que esses aconteçam. Por isso fica impossível dizer qual deles é o melhor.
A melhor opção é contratar um serviço de segurança particular e combinar os dois serviços para que possam atuar em conjunto. A vigilância patrimonial zela para que não aconteçam ações como roubos, depredações e outras com profissionais treinados para tal.
Quando não é possível intervir e parar a ação criminosa, o seguro é acionado para reparar os danos e minimizar os prejuízos financeiros. Dessa forma, se tem os serviços de forma complementar que maximizam a tranquilidade dos moradores.
Portanto, podemos dizer que se a intenção é obter o máximo de segurança, então combinar o seguro residencial e um serviço de vigilância patrimonial é a melhor opção. Dessa forma se tem uma ação preventiva e outra corretiva a disposição se algo vier a acontecer.
Na sua casa, o que é utilizado: o seguro residencial ou um serviço de vigilância patrimonial?